Após oitiva em Belém

Miton Neris diz que depoimento de empresário preso trouxe muitas informações novas para os membros da CPI

08/05/2019 15h53 - Atualizado em 08/05/2019 17h30
Foto: Aline Batista

Em entrevista ao O Coletivo, Milton Neris (PP), revelou que a oitiva que aconteceu nesta terça-feira, 07, com o empresário Elton Felix Gobi Lira, que está preso no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, trouxe muitas informações novas e deu mais clareza aos depoimentos colhidos anteriormente.

Conforme a Polícia Federal, Elton Lira se apresentava como operador do mercado financeiro e arrecadador de recursos de fundos de previdência junto à prefeituras, inclusive prestou serviços ao PreviPalmas. O empresário é réu em processo que investiga desvio de milhões em recursos de fundos municipais de Pará, Tocantins, Santa Catarina, Amapá e Brasília.

O vereador afirmou que irá cruzar as novas informações da testemunha com as que a CPI já tem. "A partir desse depoimento entendemos que devemos buscar novas informações para completar a linha de investigação. Já está claro para nós qual foi o propósito, o que fizeram para criar as condições legais ou para dar um ar de legalidade ao que aconteceu. O Objetivo foi claro, saquear o PreviPalmas", afirmou.

Segundo Neris, o grupo tinha metas que deixaria o PreviPalmas nas mesmas condições em que se encontra atualmente o Igeprev, "um instituto que não tem capacidade nos próximos anos de pagar seus servidores aposentados e pensionistas", ressaltou.

Milton disse ainda que pretende se reunir com os membros da CPI de forma interna e comparar todas as informações para mostrar para a sociedade o que realmente aconteceu com o dinheiro do PreviPalmas.

"O PreviPalmas tinha fama de ser um instituto 'virgem', ou seja, nunca tinha feito nenhuma operação duvidosa como essa até então, sendo inclusive, um instituto que estava no radar de lobistas e empresários que tem o objetivo de fraudar. Era um instituto impenetrável, mas infelizmente arrumaram um jeito de penetrar e causar esse rombo", frisou Neris.

 

Veja Também