Combate às chamas na serra

Helicóptero e brigadistas atuam no combate ao fogo em Lajeado

13/08/2019 14h14 - Atualizado em 13/08/2019 14h15
Foto: Divulgação

Pelo menos 26 brigadistas atuaram no combate às chamas na serra, no município de Lajeado. O trabalho começou ainda no domingo, 11, logo após o inicio do incêndio, recebendo reforço nesta segunda-feira, 12, e até o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), atuou no caso.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, também acompanhou os trabalhos, onde atuavam brigadistas de Lajeado, Miracema, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do PrevFogo/Ibama, com uso de sopradores, bombas costais e abafadores.

O helicóptero sobrevoou as áreas em chamas permitindo aos técnicos fazerem um reconhecimento da dimensão do incêndio, fazendo transporte de brigadistas e ainda atuando no combate, lançando água sobre as chamas, quando os brigadistas não conseguiam acessar por terra.

O fogo teve início no domingo, após o pneu de um caminhão estourar e provocar incêndio no veículo. As chamas ganharam grandes proporções e se alastraram para serra, coberta pela vegetação seca do período.

“Devido à dificuldade de acesso às linhas de fogo, a forma de se chegar aos pontos em chamas é a pé ou com o helicóptero. Com essa ação conjunta conseguimos extinguir quase que na totalidade o incêndio”, afirmou o tenente-coronel Primo.

Por: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Veja Também