Em Palmas

Idosos da UMA recebem orientação sobre Educação Financeira

10/09/2019 13h45 - Atualizado em 10/09/2019 13h52
Foto: Divulgação
Interatividade com o público idoso durante palestra

Estudantes da UMA, em Palmas, conheceram a origem do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o papel da legislação na vida do cidadão. Palestras e outras atividades educativas também fizeram parte das ações em comemoração aos 29 anos do CDC em outros quatro municípios

Dentro da programação dos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon Tocantins em parceria com o consultor financeiro, Reginaldo Pontes, realizaram nesta segunda-feira, 9, atividades com mais de 40 idosos, estudantes da Universidade da Maturidade (UMA), em Palmas.

“Educação Financeira para idosos” foi o tema da palestra ministrada em duas etapas que destacou o combate as fraudes de consignados e a hipervulnerabilidade dos idosos enquanto consumidores. A abertura dirigida pela especialista em direito do consumidor, Liliane Borges, fez um breve relato sobre a origem do CDC e o papel da legislação na vida do consumidor.

Com uma abordagem interativa que contou com a participação dos estudantes, temas como troca de produto, propaganda enganosa, vícios aparente e oculto dos produtos, prazos de reparação, venda casada, dentre outros assuntos, foram abordados. Para a técnica do Procon, a dinâmica de trabalhar o público idoso com perguntas já elaboradas, permite que até os mais inibidos participem. “Quando oportunizamos a participação desse público nas atividades estamos possibilitando que, além das dúvidas serem sanadas mais facilmente, uma vez que a dinâmica prende a atenção, eles se sentem inseridos no contexto que está sendo trabalhado”, explicou.

Consignados, fraudes e endividamentos

No segundo momento, o consultor financeiro Reginaldo Pontes, falou aos universitários sobre consignados, fraudes e endividamentos. Orientações sobre as taxas de juros dos empréstimos em forma de consignados, as diversas formas de golpes financeiros e os limites de empréstimos foram assuntos que envolveram os participantes, uma vez que a maioria já foi alvo de alguma situação apontada.

Segundo Pontes, os idosos são um público vulnerável ao mercado financeiro, “então as informações trazidas pelo Procon e por nós certamente contribuirão para que eles fiquem mais alerta e conscientes na hora de constituir algum empréstimo ou realizar alguma outra transação financeira. Plantamos a semente de uma forma que eles possam tirar proveito e se cerquem de todos os cuidados”, considerou Pontes.

Direito do consumidor

A universitária Veneci Pereira dos Santos, embora nunca tenha sido vítima de golpe, uma vez que só compra a vista, disse que as palestra foi importante, pois atualmente enfrenta problema com a sua linha telefônica, “As orientações que os palestrantes trouxeram vão me ajudar muito, pois descobri que tenho prazo até outubro para cancelar a linha”, relatou satisfeita.

Ao destacar a importância das informações abordadas durante a palestra, Neuzalina Pantoja Filgueira, 67, contou que já foi vítima do golpe do seguro de vida, mas antes de acionar o Procon resolveram o problema ”O tema abordado hoje tirou muitas dúvidas, quando temos conhecimento tudo fica muito mais fácil”, avaliou.

 

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