Na ETI Elisângela Glória

Carlesse afirma que novo auditório será utilizado para manifestações culturais

11/09/2019 13h19 - Atualizado em 11/09/2019 13h47
Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
O governador Mauro Carlesse destacou que é importante incentivar a aprendizagem da juventude tocantinense

ETI Elisângela Glória, em Palmas, recebe novo auditório com capacidade para mais de 400 espectadores

Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, contam com mais um espaço para desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Na tarde desta terça-feira, 10, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) entregou para a comunidade escolar um novo auditório. O espaço recebe o nome da professora Dalva Aparecida Santa Cruz Melo (in memorian) e tem capacidade para mais de 400 pessoas.

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e reuniu pais, estudantes e autoridades.

O governador Mauro Carlesse destacou que é importante incentivar a aprendizagem da juventude tocantinense. “São diversas as possibilidades que os estudantes têm com essa estrutura, que contribui para manifestações culturais e a integração da comunidade, importantes para a formação do jovem”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, falou sobre como a entrega do auditório irá beneficiar a comunidade. "Este é um espaço moderno, planejado e acolhedor que irá reunir parceiros, comunidade local e estudantes para a realização de diversas atividades. É um lugar que favorece o desenvolvimento educacional e a criatividade dos estudantes", ponderou.

Novas possibilidades

O espaço traz novas possibilidades para o ambiente educacional, conforme destaca o diretor da unidade escolar, Manoel Filho. “O auditório nos dá a possibilidade de realizar aulões e, ainda, de trazer atividades que eram feitas no pátio para cá como palestras, além de projetos culturais e uma infinidade de ações”, frisou.

Os estudantes mostraram satisfação com o auditório. João Vitor Abreu, da 3ª série do Ensino Médio, contou que já está ansioso para utilizar o espaço. “O auditório aumenta a infraestrutura da escola, que já é grande. Nós vamos poder aproveitar para participar melhor dos clubes e disciplinas eletivas da escola, além de um excelente local para apresentar projetos”, disse.

Já Maria Eduarda Cordeiro, também da 3ª série do Ensino Médio, falou das novas possibilidades. “Agora temos a oportunidade de desenvolver projetos de teatro de forma mais organizada, com um lugar grande, espaçoso e confortável”, elogiou.

Investimentos

A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 860 mil para a construção, acabamento, aparelhamento, climatização e mobiliário. O espaço tem 733 m² construídos, incluindo hall de entrada, dois camarins, banheiros e estacionamento próprio.

Homenagem

O auditório leva o nome de Dalva Aparecida Santa Cruz Melo, nascida em 22 de julho de 1961, em Anápolis-Go. Ela morou 35 anos em Arraias, no sudeste do Estado. Quando adolescente, atuou como professora do jardim da infância; ingressou na educação básica na rede estadual de ensino do Tocantins e, ainda, integrou o quadro de servidores da Assembleia Legislativa do Estado.

Na Secretaria de Educação, atuou como coordenadora e técnica de gestão educacional, exerceu as funções de coordenadora do Prêmio Nacional de Gestão Escolar/Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, coordenadora estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, multiplicadora do Progestão, coordenadora estadual do Curso de Formação para Coordenadores Pedagógicos, e participou de várias comissões, comitês e grupos de trabalho de implantação e implementação de programas e projetos da Seduc.

Dalva faleceu no dia 22 de dezembro de 2016, deixando significativas contribuições para a educação do Tocantins.

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Veja Também