OPERAÇÃO LIMPEZA

Produtos de limpeza vendidos no comércio de Palmas são alvo de operação

09/10/2019 09h39 - Atualizado em 09/10/2019 09h45
Foto: Ilustrativa

Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Estado, no mês de Outubro acontece a Operação Limpeza, da área técnica de Pré-Medidos.

A ação visa assegurar a qualidade das mercadorias, onde o Inmetro e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) intensificam a fiscalização de produtos de limpeza, em todo Brasil, com visitas a fábricas, supermercados, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.

No período de 08 a 11 de outubro, os técnicos da Metrologia Estadual realizam visitas a estabelecimentos comerciais em Palmas para o recolhimento dos produtos como: sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante, entre outras mercadorias utilizadas para limpeza em geral.

Para com o presidente da AEM, Rérison Castro “as Operações Especiais têm por objetivo aprofundar na verificação de alguns produtos, em conformidade com a sazonalidade das mercadorias. Para isso, o Inmetro estabelece um cronograma e todos os órgãos delegados realizam as operações de forma local”, informa o presidente.

Peso informado x Peso medido

A Operação Limpeza averigua a indicação quantitativa na embalagem e verifica se está condizente com o conteúdo contido no recipiente. Para isso, a equipe técnica da AEM realiza a coleta direta dos produtos para serem analisados nos ensaios metrológicos. Nesta operação, serão visitados cerca de oito estabelecimentos atacadistas e varejistas em Palmas, na região central e de Taquaralto.

Para as amostras, são selecionados de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da AEM e posteriormente os resultados serão divulgados. Vale ressaltar que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

Veja Também