Governo publica produtos da agricultura familiar com desconto em novembro

08/11/2019 14h21 - Atualizado em 08/11/2019 14h23
Foto: Divulgação

A relação dos produtos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito ao desconto em outubro nas operações de crédito junto a instituições financeiras foi publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União.

O desconto é aplicado pelo banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sobre o valor do pagamento para os produtos da lista, para que os agricultores tenham assegurado, no mínimo, o custo de produção para garantir o pagamento.

Os produtos e os estados contemplados têm validade para o período de 10 de novembro a 9 de dezembro deste ano, conforme a Portaria 5.253, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtos que tiveram queda de preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. O desconto concedido é correspondente a diferença entre o preço de mercado e o de garantia.

Os produtos com bônus são: açaí, babaçu (amêndoa), banana, castanha de caju, feijão caupi, laranja, mamona, manga, maracujá, mel, raiz de mandioca, tomate e trigo.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Confira os produtos, estados e os bônus que estarão vigentes entre 10 de novembro e 9 de dezembro deste ano:


Veja Também