No Tocantins

Governo abre inscrições para curso gratuito de Injeção Eletrônica exclusivo para mulheres

22/01/2020 12h08 - Atualizado em 22/01/2020 12h14
Foto: Carlessandro Souza
Solange Paulino (esquerda) aluna de Mecânica de Manutenção de Motocicletas, e Instalação de Alarmes Residenciais

O curso inteiramente gratuito faz parte do Projeto Jeito de Mulher que qualifica profissionalmente mulheres em áreas tradicionalmente masculinas.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), abre nesta quarta-feira, 22, na unidade central do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, as inscrições para o curso de Mecânica de Injeção Eletrônica. São 15 vagas disponíveis, mais cadastro de reserva, e os documentos necessários para a matrícula são CPF, RG e comprovante de endereço.

Com carga-horária de 160 horas, o curso inteiramente gratuito, faz parte do Projeto Jeito de Mulher, que qualifica profissionalmente mulheres em áreas tradicionalmente masculinas e é voltado para pessoas de baixa renda na condição de desemprego ou subemprego.

Solange Alves Paulino, formada nas primeiras turmas do Projeto no curso de Mecânica de Manutenção de Motocicletas, e também no curso de Instalação de Alarmes Residenciais, oferecidos em Palmas em 2017, disse que o aprendizado possibilitou algumas boas oportunidades de trabalho, e ela agora quer se qualificar em Mecânica de Injeção Eletrônica. “Não podemos perder a oportunidade de nos qualificar para termos mais condições de entrar nesse mercado de trabalho tão competitivo”, disse ela.

O gestor da Setas, José Messias Araújo, disse que as qualificações abrem um leque de novas possibilidades para as mulheres no mercado de trabalho. “O Governo do Tocantins apoia as mulheres de baixa renda promovendo vários cursos de capacitação e qualificação profissional; o Jeito de Mulher alcança outro perfil profissional e abre novas portas para as mulheres qualificadas pelo projeto”, afirmou.

Inscrições abertas para os cursos do Projeto

Em Taquaralto, as mulheres que desejam se qualificar em Mecânica de Motor a Gasolina e Álcool, com carga-horária de 260 horas, devem procurar o Sine, localizado na Avenida Tocantins.

Em Taquaruçu o curso de Pedreira, com carga-horária de 200 horas, está com as inscrições abertas na escola estadual Duque de Caxias, localizada na Rua 10.

Em Araguaína as inscrições para o curso de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais, com carga-horária de 180 horas, podem ser feitas na unidade do Sine, na Rua 13 de maio, nº 1804, no centro da cidade.

Em Porto Nacional a qualificação oferecida é na área de Produção de Derivados de Leite, e quem se interessar deve procurar o Sine do município, na Rua Bartolomeu Bueno, n° 2111.

Em Paraíso, o curso é Produção de Derivados de Leite, com carga-horária de 80 horas, e as inscrições estão sendo feitas no Sine, na Rua Tocantins, e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Mais cursos do projeto Jeito de Mulher acontecerão posteriormente:

Araguatins – Produção de Derivados de Leite (80 horas);

Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas);

Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas);

Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas);

Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas);

Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Projeto Jeito de Mulher

O Jeito de Mulher é um projeto de geração de emprego e renda executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas)/Sistema Nacional de Emprego (Sine). A ação foi lançada no mês de março de 2016, em Gurupi, e sua primeira etapa foi executada entre 2016 e 2017, beneficiando 210 mulheres de oito municípios do Estado.

O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins. Ao final serão atendidas 435 mulheres.
 

Veja Também