Casa de Prisão Provisória de Guaraí

Fugitivos de presídio libertam reféns e são presos após negociação com a polícia

25/03/2020 13h22 - Atualizado em 25/03/2020 13h27
Foto: Reprodução Guaraí Notícia

Numa ação coordenada pelas Forças de Segurança Pública do Estado do Tocantins, foi possível negociar na noite dessa terça-feira, 24, a rendição dos três presos fugitivos da Casa de Prisão Provisória de Guaraí. Com a rendição e recaptura dos presos, houve também o resgate do agente de execução penal, que havia sido levado pelos detentos durante fuga.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou, por meio da meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen), que o agente prisional não sofreu qualquer tipo de ferimento e, após a captura, os custodiados foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil e, em seguida, conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

A Seciju destacou o trabalho de todas as Forças de Segurança envolvidas na operação: Agentes de Execução Penal das Regiões I, II e III; Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sispen; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Delegacia Regional da Polícia Civil de Guaraí; Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote); Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas; Comando de Operações Especiais (COE); Grupo de Escolta Penitenciária (GEP); Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Guaraí; Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam); e o Comando do 7º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins.

Como foi a ação

A operação de recaptura dos presos e resgate do refém levou quase cinco horas e envolveu mais de 100 homens das Forças de Segurança. Inicialmente, os detentos dominaram o agente de execução penal, subtraíram três armas de fogo (uma espingarda calibre 12 não-letal, uma pistola e um fuzil) e empreenderam fuga. Surpreendidos pelos policiais nas proximidades de Colméia, quando acessaram a rodovia TO-336, eles retornaram a Guaraí, onde outras guarnições da polícia já estavam aguardando, sendo assim iniciadas as negociações.

  

Veja Também