Boletim coronavírus

Tocantins contabiliza mais 116 novos casos de Covid-19 nesta segunda; número de óbitos sobe para 32

18/05/2020 12h57 - Atualizado em 18/05/2020 13h14
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa nesta segunda-feira, 18, que foram contabilizados mais 116 casos para Covid-19. Os novos casos foram registrados em Aragominas (02), Araguaína (53), Araguatins (01), Colinas do Tocantins (02), Tabocão (03), Guaraí (03), Miracema do Tocantins (01), Nova Olinda (06), Palmas (37), Presidente Kennedy (01), Riachinho (02), Santa Fé do Araguaia (01), Wanderlândia (01) e Xambioá (03).

A SES esclarece que o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 1.496 casos confirmados da doença, destes, 269 pacientes estão recuperados e 1.195 estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar, além de 32 óbitos.

Óbitos Tocantins

• Paciente do sexo masculino, 54 anos, residente de Araguatins, hipertenso, faleceu no
dia 17 de maio no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

Caso confirmado de outro Estado

Foram diagnosticados pelo Lacen 20 casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) para os estados de Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Sergipe.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br

Observações

Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios: Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização dos exames.

E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19.

SIVEP-Gripe, é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, utilizado para notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades hospitalares e unidades de Pronto Atendimento (UPA).

SIM é o sistema de Informação sobre mortalidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para unificação dos dados sobre óbitos no país. Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchi mento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos

Boletins diários.

O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen.

Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.

 

Veja Também