Em Palmas

Prefeitura contrata 20 brigadistas para combater incêndios florestais e urbanos

05/08/2020 10h54 - Atualizado em 05/08/2020 11h05
Foto: Regiane Rocha

Os brigadistas estão sendo contratados pela Fundação de Meio Ambiente e vão ficar à disposição da Defesa Civil para combater incêndios florestais urbanos na Capital

Os 20 novos brigadistas que agora passam a compor o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) participam de capacitação em prevenção de manejo integrado do fogo a partir desta terça-feira, 04. Serão dois dias de aulas teóricas e na quinta-feira, 06, a equipe terá aula prática e receberá equipamentos de proteção individual (EPIs), passando a estar apta a iniciar os trabalhos. Os novos membros foram contratados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e vão ficar à disposição da Defesa Civil para combater incêndios florestais urbanos na Capital.

O treinamento é feito pela Defesa Civil Estadual e as 24 horas/aulas são ministradas no prédio da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK. O superintendente da Defesa Civil do Município, Bruno Maciel, explica que durante o curso, os novos brigadistas receberão instruções sobre técnicas de combate a incêndio florestal, teoria do fogo e noções de primeiros socorros. "Com essa capacitação eles estarão aptos a atuarem na prevenção de incêndios em Palmas".

Os novos brigadistas irão reforçar as ações do Comitê que é vinculado à FMA e à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil, que, por sua vez, já contava com quatro brigadistas (cedidos pela FMA e já certificados pelo Corpo de Bombeiros). O grupo de brigadistas da Defesa Civil, desde o mês de maio, vem realizando trabalhos de prevenção nas áreas de preservação ambiental do município.

Para atuarem com segurança nos trabalhos, os brigadistas receberão da Fundação de Meio Ambiente os equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por calça, camisa, luvas, máscaras, além dos equipamentos próprios para combate ao fogo, a exemplo de bombas costais e abafadores, dentre outros.

O PrevIncêndio executa o combate ao incêndio com três caminhonetes viaturas, sendo que uma atua na prevenção de áreas de preservação do município, com a equipe que faz aceiros, com o objetivo de evitar a propagação em caso de incêndios. Denúncias podem ser feitas pelo 153.

Veja Também