Hospital Geral de Palmas realiza Semana da Fisioterapia

13/10/2020 16h43 - Atualizado em 13/10/2020 17h01
Foto: Luciana Barros
Cirlei Bezerra da Silva -Coordenadora geral do serviço no HGP

Evento acontece em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e levará conhecimentos aos profissionais da área

O Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do serviço de fisioterapia, preparou a VIII Semana de Fisioterapia, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro, a partir 19h. Em razão da pandemia, decorrente da Covid-19, a programação será por meio de "lives", que levarão conhecimentos aos profissionais. Classificado como um dos profissionais de saúde que faz a diferença na assistência ao paciente, os fisioterapeutas trabalham na prevenção, tratamento e recuperação de lesões. A data alusiva à sua importância para uma sociedade mais saudável, é o dia 13 de outubro.

Atualmente o HGP dispõe de 120 fisioterapeutas que realizam, em média, 20 mil atendimentos por mês. Um dos profissionais é Jaqueline Moreira Santana, que atua há sete anos na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). “Trabalho, diariamente, verificando a gravidade e evolução dos pacientes para saber o momento que podem retirar o respirador. Não pensava e atuar em cuidados intensivos, mas hoje sou completamente apaixonada pelo que faço, pela terapia intensiva”, declarou.

A Semana da Fisioterapia é um espaço de troca de conhecimentos com intuito de incentivar o crescimento de pessoas como a Jaqueline. “O profissional de fisioterapia junto com equipe multidisciplinar faz a diferença no ambiente hospitalar. O serviço de fisioterapia proporciona a diminuição do tempo de hospitalização e traz qualidade de vida aos usuários. Com o contexto da pandemia, vivemos um ano repleto de desafios, só temos gratidão por tudo que conseguimos e que estamos fazendo por nossos pacientes. Nas lives iremos debater assuntos relacionados à realidade de hoje, que é a Covid-19”, destacou a coordenadora geral do serviço no HGP, Cirlei Bezerra da Silva.

Podem participar do evento, profissionais que atuam em unidades hospitalares, de saúde e demais interessados. As "lives" serão transmitidas pelo site www.itcmed.com.br. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado, Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Tocantins, Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Tocantins (Asfito).

Programação

Dia 13/10

19h - Autogestão: impacto do fisioterapeuta na atualidade

Palestrante: Dr. Hozana Lemos

Mediadora: Dr. Cirlei Bezerra

Convida: Dr. Cristiane Finotti e Dr. Telma Corsini

Dia 14/10

19h - Roda de conversa: realidade da fisioterapia no Tocantins

Palestrantes: Dr. Wlisses Reis, Dr. Valdir Cleiton, Dr. Glaucielhon e Dr. Juliano Rodrigues

19h30 – Live: Sarcopenia com Ênfase em Covid

Palestrante: Dr. Daniel Lago (MA)

Mediador: Dr. Douglas Santos

20h30 – Live: avaliação e monitoração de pacientes críticos

Palestrante: Dr. Bruno Prata (BA)

Mediador: Dr. Wlisses Reis

Veja Também