No Tocantins

Sistema de vacinação da Covid-19 será tema do treinamento para gestores municipais

12/01/2021 13h03 - Atualizado em 12/01/2021 13h05
Foto: André Araujo/Governo do Tocantins
Capacitação será feita nesta quarta-feira, 13, de maneira remota

Capacitação será feita nesta quarta-feira, 13, de maneira remota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o intuito de capacitar previamente os profissionais de saúde sobre o sistema que será utilizado na vacinação da Covid-19 - por meio da Gerência de Imunização - realizará na quarta-feira, 13, o Treinamento dos Gestores Municipais para utilização do Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) na Vacinação da Covid-19.

A capacitação é direcionada para coordenadores municipais de imunização e coordenadores municipais de atenção primária à saúde que, em seguida, irão capacitar os técnicos das salas de vacina.

A gerente de imunização da SES, Diandra Rocha, esclarece que “neste primeiro momento, a SES, por meio da gerência de imunização, já está se preparando para vacinação contra à Covid. E, inicialmente vai estar fazendo essa capacitação para todos os gestores municipais no sistema de cadastro no SCPA, que será o sistema utilizado para campanha da Covid, dentro do sistema SIPNI”. A responsável pela imunização complementa que é importante a participação de todos os gestores nesse momento, para que todas as secretarias municipais já estejam se preparando para campanha de vacinação.

Capacitação

O treinamento será realizado em dois momentos, ambos na quarta-feira, 13. Para os profissionais da Região MacroSul (Regiões de Saúde: Amor Perfeito, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal e Sudeste) será realizada às 09h30, já para a Região MacroNorte (Regiões de Saúde: Bico do Papagaio, Cerrado e Médio Norte Araguaia) a capacitação será às 14h30.

Sistemas utilizados na vacinação

O Ministério da Saúde (MS) desenvolveu um módulo específico do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) para campanha de vacinação contra à Covid-19. Esse módulo contemplará as seguintes funcionalidades: registro de vacinados; controle da distribuição de vacinas; monitoramento dos eventos adversos pós-vacinação; painel de visualização de informações para gestores, técnicos e público geral.

A Gerência Estadual de Imunização orienta os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, que realizem o cadastramento prévio no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) para acesso ao Módulo da Campanha Covid-19 do SIPNI.

Veja Também