No Tocantins

Agência de Metrologia trabalha para assegurar a qualidade de aparelhos eletrodomésticos e orientar sobre consumo energético

26/01/2021 16h39 - Atualizado em 26/01/2021 16h43
Foto: Fabrício Mendonça e Divulgação
Agência de Metrologia trabalha para assegurar a qualidade de aparelhos eletrodomésticos e orientar sobre consumo energético

Etiqueta de selagem aponta que a economia na compra não significa necessariamente menos consumo de energia e que o consumidor tem que ler e entender o Selo Inmetro

Para aquecer as vendas, as promoções de fim de mês têm sido recorrentes, em especial do comércio varejista de eletrodomésticos, eletrônicos e eletroportáteis. Com descontos especiais e oportunidades variadas de parcelamento, uma gama de produtos é ofertada ao consumidor.

Mas, além do preço e formas de pagamento, o cliente deve ficar atento a muito mais informações que – além de orientar para a boa compra – ajudarão no bom funcionamento do equipamento e, também, na escolha certa de produtos que possam ser mais econômicos no consumo energético.

Para orientar bem a população e promover o bom custo-benefício, o Governo do Tocantins, por meio das ações da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), destaca a importância da leitura da etiquetagem de mercadorias como geladeira, freezer, televisor, ar condicionado, fogão, chapinha, secador de cabelo, entre outros.

A Metrologia Estadual é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e é da sua competência a fiscalização no momento da comercialização para averiguar produtos que contam com certificação e que devem conter o Selo Inmetro. A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre com os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, os agentes metrológicos vão a campo para observar se as mercadorias ostentam a certificação e se atendem à legislação vigente. “É importante que o consumidor crie o hábito de buscar o Selo do Inmetro nos produtos antes de fechar a compra. Ele é uma garantia que durante a fabricação foi atendido todos os requisitos necessários”, aponta o presidente.

A economia na compra não significa menos consumo de energia

A equipe de Qualidade da AEM já iniciou as visitas ao comércio de Palmas para verificar se a etiqueta está presente em fogões e forno a gás, ar-condicionado, geladeiras, máquinas de lavar roupa e televisão. O objetivo é identificar se as mercadorias expostas contam com a presença do Selo de Certificação do Inmetro. Além disso, mesmo com baixos índices de irregularidades, a Metrologia Estadual atua para garantir o controle de qualidade, principalmente devido à entrada de produtos importados e novas marcas no comércio.

É importante salientar que os lojistas não podem tirar a etiqueta dos produtos antes da venda, pois elas servem para informar o consumo energético do equipamento.

“É válido destacar que não é obrigatório que o produto consuma menos energia. Mas, é obrigatório que o consumidor tenha a ciência do que está comprando. Se ele adquirir um produto com a eficiência D, com certeza terá um consumo (gasto) maior com a energia elétrica, do que um equipamento com o selo A”, reforça Rérison. A economia na compra não significa menos consumo de energia. O consumidor tem que ler o Selo Inmetro.

Qual é a função do Selo Inmetro?

O intuito é orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.
Para isso existe Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente Selo Procel, instituído por meio de Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993, é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel.
Isso significa que o produto foi testado em laboratórios credenciados, sob a supervisão do Inmetro, que é uma garantia da qualidade do aparelho que está sendo comercializado.

Para mais informações sobre o Selo Procel, bem como as tabelas completas dos equipamentos contempladas com o Selo, acesse www.eletrobras.com/procel

Sobre a Etiqueta de Selagem

Os equipamentos que recebem o Selo A selo possuem o melhor índice de eficiência energética da sua categoria. São submetidos a ensaios específicos em laboratórios idôneos, sendo comprovadamente mais econômicos. Ao adquirir um produto com este selo está garantindo economia na conta de energia elétrica.

A etiqueta de selagem, com letras de A a G, informa a eficiência energética, onde a letra A é a mais eficiente e a G é a menos.

Veja Também