Nesta sexta-feira

Dia D do Novembro Azul tem atendimento noturno na Unidade de Saúde do Aureny II

19/11/2021 12h10 - Atualizado em 19/11/2021 12h14
Foto: Raiza Milhomem

Consultas, testagem rápida, avaliação antropométrica e atualização do cartão de vacina são alguns dos serviços ofertados ao público masculino

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza nesta sexta-feira, 19, das 19 às 22 horas na Unidade de Saúde da Família (USF) do Aureny II, o Dia D das ações do Novembro Azul. Voltada ao público masculino, a ação oferece atendimento médico, testes rápidos, avaliação antropométrica, atualização do cartão de vacina, verificação de glicemia, aferição de pressão, dentre outros serviços. A programação se estenderá por várias outras unidades até o próximo dia 26.

Sob a coordenação da Gerência de Linhas de Cuidados da Atenção Primária da Semus, as ações do Novembro Azul estão sendo realizadas com o objetivo de promover uma maior sensibilização quanto à saúde do homem, especialmente quanto ao autocuidado e aos exames regulares de próstata e, dessa forma, prevenir um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina.

A programação do Novembro Azul está ocorrendo desde o dia 8 de novembro e já foi realizada nas Unidades de Saúde da Família da 307 Norte; 207 Sul, José Hermes no setor Sul, Santa Bárbara e, ainda, na sede da Associação de Moradores da Vila Agrotins.

Estatística

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Veja Também