Com transmissão ao vivo

Festival Stories Criativos realiza cerimônia de premiação nesta quarta-feira

23/11/2021 17h15 - Atualizado em 23/11/2021 17h17
Foto: Daniel dos Santos/Divulgação

Iniciativa é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Palmas, e será transmitido por meio de live, às 19h30, pelo Instagram

Com mais de 30 produções realizadas por jovens e adolescentes de Palmas, o Festival Stories Criativos, em formato inédito, integrando literatura, rede social e arte interativa, encerra sua primeira edição nesta quarta, 24, com uma live às 19h30, pelo Instagram (www.instagram.com/festivaldestories). Durante o evento, que tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), serão anunciadas as três histórias escolhidas pelo júri e outras três escolhidas pela votação popular.

A primeira edição do Festival Stories Criativos estimulou a criação de histórias de ficção que integraram a literatura, o audiovisual e as artes interativas, explorando a presença desse público nas redes sociais. A iniciativa proporcionou a quase 200 jovens o acesso a uma formação desenvolvida pela equipe da Casa da Árvore especialmente para a ocasião.

A organização aproveitou o retorno presencial das aulas nas redes públicas de ensino em Palmas para levar uma série de oficinas que percorreu as unidades: Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, Escola Estadual Liberdade, Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, Centro de Ensino Médio Tiradentes, Escola Estadual Criança Esperança e Escola Municipal Darcy Ribeiro.

A arte-educadora da Casa da Árvore, Júlia Trugilos, foi uma das responsáveis pela realização do projeto e conta que as escolas participantes foram receptivas, acreditaram na ideia do projeto e deram todo o suporte para a realização das oficinas. “Também é importante destacar que os professores que acompanharam as oficinas não só nos ajudaram, como ao mesmo tempo puderam absorver uma nova ferramenta para aplicar diferentes conteúdos em suas aulas”, refletiu a educadora

Criações

As criações estão disponíveis no perfil do festival no Instagram (www.instagram.com/festivaldestories). As provocações para criação de histórias ficcionais integraram técnicas de escrita criativa, criação de roteiro, editoração de imagem e som e a apropriação de recursos de interatividade. Tudo isso colocado em função do despertar da criatividade e criação de narrativas autorais. Com esta base os jovens se aventuraram por diversos temas, inspirados em outras linguagens artísticas que consomem e muitas delas inspiradas na própria realidade.

Para o educador social da Casa da Árvore, Daniel dos Santos, através das histórias criadas pelos estudantes, foi possível conhecer melhor o que pensam os adolescentes de hoje, quais suas motivações e até suas angústias. “Temas como preconceito, família, saúde mental e abuso estão presentes de forma muito sincera. E o melhor disso é que foi feito dentro de uma linguagem na qual eles se sentem mais à vontade para se expressar”, completa Daniel.

Premiação

Desde o dia 16 de novembro as 34 obras criadas para o festival estão disponíveis no perfil da iniciativa no Instagram e, até a última segunda, todos puderam participar da votação popular. Através das interações virtuais nas postagens das histórias, o público pode indicar as criações preferidas e as três mais votadas serão premiadas com vale-livros no valor de R$ 150,00.

Além da escolha do público, a organização do Festival convidou uma banca de jurados especializados para a escolha de outros três vencedores. O pesquisador em Cinema, professor Sérgio Soares, a arquiteta e urbanista Camila Carvalho e a escritora Luma Nunes avaliaram, cada um em sua área de especialidade, a originalidade e as inovações nas composições multimídias que exploram de maneira inédita, os recursos dessa rede social como meio de expressão artística.

Veja Também