Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Equipe do Tocantins se encanta com o universo criativo da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologias

Professores e alunos de duas escolas estaduais estão apresentando os seus trabalhos e divulgando as belezas e o potencial do Tocantins na Febrace

Participar de um universo de criações tecnológicas e científicas tem sido uma experiência muito significativa na vida da estudante Maressa Eduarda da Silva Santos, da professora Juliana Girardello Kern, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, e dos estudantes Ashely Estephane de Sousa Viana e Rhuan Pablo Mendes de Sousa, e dos professores Leonardo Guimarães da Silva e Moisés da Silva Santos, da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, que estão participando da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), no câmpus da Universidade de São Paulo (USP).

A Febrace está sendo realizada de 18 a 22 de março, e está na sua 22ª edição. A Feira é considerada a maior mostra de projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Neste ano, estão participando 498 estudantes, com 226 projetos.

Estão sendo apresentados na Febrace, o projeto “Efeitos positivos do uso de subprodutos de dipteryx Alata (baru) e Hymenaea SP (jatobá) como fonte alternativa de alimentação”, da equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes. O outro projeto versa sobre a “Vazão de água destilada: técnicas de aproveitamento e tratamento para irrigação de horta sustentável”, da equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico.

O professor Leonardo ressalta a participação da equipe do Tocantins. “Durante esses dias de evento, tivemos a oportunidade de mostrar para o Brasil o que estamos desenvolvendo em nossa cidade. Tem sido muito enriquecedor partilhar nosso trabalho e com certeza sairemos daqui com a sensação de que nossa educação está no caminho certo para o desenvolvimento científico e tecnológico de nossos estudantes tocantinenses. Quero agradecer a todos pela torcida e pelo apoio da Secretaria de Estado da Educação e de nossos amigos”, frisou.

A professora Juliana contou que são muitas atividades. “Para nós, o fato de estarmos aqui já é uma premiação. Participar da Febrace é uma experiência única, acho que todo professor deveria ter essa oportunidade, porque nos estimula, nos fortalece e saímos daqui querendo desenvolver mais projetos na escola. E uma das experiências significativas foi conhecer o trabalho realizado em laboratórios da USP”, comentou.

A equipe do CEM Tiradentes também está divulgando os pontos turísticos do Tocantins, as belezas do Jalapão e outros atrativos do Estado.

 Entre as inovações apresentadas neste ano na Febrace estão o nano satélite para monitoramento de queimadas na Amazônia; prótese com impulso neural; o uso da inteligência artificial para identificar os ovos de ascaris lumbricoides; papel feito de bagaço de cana-de-açúcar; larvicida natural contra o Aedes aegypti; robô para reconhecimento e localização de vítimas de afogamento e lenha ecológica feita de borra de café e da casca de caroço de manga.

O projeto que está sendo apresentado pela equipe do CEM Tirantes está disponível na plataforma  https://www.youtube.com/watch?v=PvXfWjIaB30 ou no instagram @baruejatoba.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...