O projeto pretende elaborar e executar esculturas feitas utilizando a argila como matéria-prima, promovendo a participação ativa da comunidade por meio de oficina aberta a jovens e adultos, com duração de dois meses, de segunda a sexta-feira, com duas turmas pela manhã e duas à tarde.
Segundo o artista, o projeto tem a intenção de envolver vários tipos de pessoas da cidade de Gurupi. “Pretendemos levar a vertente das artes visuais para o máximo de pessoas possíveis na nossa cidade, com foco nos estudantes e professores da rede pública, membros de associações comunitárias, surdos, cadeirantes e demais coletivos”, disse.
A iniciativa também contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina, além de uma bancada de trabalho no local das atividades que permita a acomodação de pessoas com deficiência física. Abertura da exposição contará com rampa para acesso a cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados.
Doações e informações para contato
Após a realização das oficinas, três esculturas produzidas serão doadas. Uma será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE), para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a causa, e as outras duas peças irão para a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) e a Secretaria Municipal da Cultura de Gurupi. Emerson Filho realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.
Para mais informações sobre o projeto, interessados podem entrar em contato pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 99230-3182. Nas redes sociais:
Instagram – https://www.instagram.com/emersonleitaofilho/
Facebook – https://www.facebook.com/emerson.leitao.313
Conheça o artista
Emerson Leitão Filho é maranhense e mudou-se para o Tocantins ainda criança, onde reside até hoje. O artesão fez teatro na juventude e participou ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Hoje segue com seu trabalho de esculturas e artesanato, no qual utiliza argila, pedra sabão, madeira e ferro como matérias-primas, participando das principais feiras de artesanato do Brasil, como a Fenearte, em Olinda (PE), a Fenacce, em Fortaleza (CE) e Salão do Artesanato, em Brasília (DF).
Ficha técnica do projeto
Instrutor da oficina: Emerson Leitão Filho
Tradutor de libras: Fernando Roseno da Cruz
Assessor de imprensa: Ronaldo Coelho Teixeira
Designer: Henrique Rafael
Serviço
O quê: Projeto “Criar”, contemplado no edital Artes Tocantins 2023
Como: Realização de oficinas gratuitas de escultura em argila e exposição.
Quando: de 15 de abril a 17 de junho de 2024
Onde: Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi.
Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com