Palmas - Tocantins
sábado, 27 de julho de 2024

Projeto Foco no Fogo realiza carreata de conscientização e dá início às ações do Comitê do Fogo para 2024

Nesta quarta, 10, começam as palestras em várias escolas e posteriormente as visitas nas áreas rurais

Na manhã desta terça-feira, 09, as equipes do projeto Foco no Fogo, lideradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), organizaram  carreata nas ruas da Capital, Palmas, com o objetivo de chamar a atenção da população para as ações preventivas contra queimadas ilegais e incêndios florestais no Tocantins. A partir de amanhã,quarta-feira, 10, o projeto segue com palestras de conscientização em escolas no interior do Estado e, posteriormente, visitas nas áreas rurais, chácaras, fazendas, nas regiões onde  houve registro de focos de calor no ano passado.

O projeto é uma das principais frentes de trabalho que integram  as ações desenvolvidas pelo  Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo), que é coordenado pelo Comando de Ações de Defesa Civil (CODEC), e, atualmente, conta com a participação de Organizações/Instituições Federais, Estaduais, Municipais, do terceiro setor e empresas privadas.

O superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves, destacou a importância do envolvimento de toda a população nas ações preventivas.

“A ideia é fazer uma marcação de início das atividades e a partir de amanhã, quarta, começar as palestras nas escolas e posteriormente visitas nas áreas, onde houve registro de focos de calor no ano passado. É uma ação que vem crescendo a cada ano, então esse ano a expectativa do planejamento que a SEMARH construiu é de 18 semanas de ação, a expectativa de visitar 70 municípios”, disse o coronel.

“A cada ano que passa a gente percebe que essa ação tem crescido e tem envolvido cada vez mais atores das instituições que compõem o Comitê do Fogo. Ação importante porque se a gente conseguir conscientizar o cidadão sobre o  uso correto do fogo, vamos ter menos trabalho na hora da resposta, porque vamos ter menos incêndios florestais acontecendo no Estado”, completou Alves.

Projeto Foco no Fogo

Criado em 2020, o Foco no Fogo realiza trabalhos em territórios propícios às queimadas, alertando a população sobre os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais.

O projeto é idealizado pela Semarh e integra o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo), juntamente cm outras 32 instituições. As ações paliativas de prevenção ocorrem em diversas áreas mapeadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Monitoramento do Fogo (Cemaf), os municípios indicados como prioritários para as ações do projeto Foco no Fogo são aqueles que apresentam um maior risco de incêndios.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Polícia descarta crime de estupro envolvendo árbitro e indicia mulher por calúnia

Adriano de Carvalho não responde mais a inquérito após...

Nusa orienta sobre retirada de medicamentos em Farmácias Populares

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por...

PRF realiza ações combativas contra o excesso de velocidade no Tocantins

A infração tem sido uma das maiores causas de...