Palmas - Tocantins
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Em doze dias de fiscalização, Agência de Metrologia verifica 18 lotes de produtos pré-medidos e encontra irregularidades na pesagem

Ação nas cidades de Colinas e Guaraí teve a finalidade de verificar se os produtos estavam dentro das normas estabelecidas por lei e aptos à comercialização

A equipe técnica da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, esteve em trabalho de campo nas cidades de Colinas do Tocantins e Guaraí.

A ação aconteceu de 08 a 19 de abril, com visitas técnicas fiscalizatórias em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas nas cidades. No período foram fiscalizados produtos pré-medidos, ou seja, aqueles que são embalados sem a presença do consumidor e que são a maioria (cerca de 85%) das mercadorias disponíveis nas gôndolas dos supermercados e mercados de bairro.

Durante a ação, a equipe técnica da Agência de Metrologia fiscalizou 18 lotes de produtos, dentre eles, muitos que fazem parte da cesta básica: arroz, feijão, farináceos, café, entre outros. Primeiramente, os técnicos pesam o produto para verificar se o peso informado na embalagem estava condizente com o conteúdo contido no recipiente. No caso de divergência, são recolhidos para posterior análise laboratorial na AEM, após o trâmite processual legal.

Nesta ação foram identificadas previamente 14 prévias de reprovação, o que significa divergência de peso. Neste caso, os produtos foram recolhidos e serão analisados.

Próxima etapa

Para os ensaios laboratoriais, as amostras são selecionadas de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da Agência de Metrologia e posteriormente os resultados serão divulgados, após todo o trâmite processual legal.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca que “as operações pontuais realizadas na pasta, visam averiguar se as mercadorias estão em conformidade com a legislação”, reforça o gestor da AEM.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Nusa orienta sobre retirada de medicamentos em Farmácias Populares

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por...

PRF realiza ações combativas contra o excesso de velocidade no Tocantins

A infração tem sido uma das maiores causas de...

Conselho de Economia do Tocantins inaugura sede própria em Palmas

O descerramento da placa de inauguração está previsto para...