Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Aprovadas diretrizes para enfrentamento à violência doméstica contra crianças e adolescentes

Aprovado pelos parlamentares estaduais em segunda fase de discussão e votação, na manhã desta quarta-feira, 8, princípios e diretrizes de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a criança e ao adolescente no âmbito do Estado do Tocantins. A matéria é de iniciativa do deputado Professor Júnior Geo (PSDB).

“A pauta é de extrema importância, haja vista que a violência infantil sempre existiu, entretanto, havia uma omissão inaceitável em relação à divulgação dos casos”, advertiu o parlamentar.

Geo lembra que no decorrer do século XXI, inúmeros casos têm sido expostos e a sociedade repudia veementemente as atrocidades cometidas contra crianças e adolescentes indefesos.

“Na maioria dos casos, a violência é provocada por quem deveria proporcionar os direitos fundamentais inerentes à pessoa, ou seja, seus familiares e pessoas muito próximas da vítima ou de sua família”, destaca o deputado.

Ainda de autoria de Geo, foi aprovado o projeto de lei que estabelece o direito das mães amamentarem seus filhos de até seis meses de idade durante a realização de concursos públicos da administração pública direta e indireta no Estado do Tocantins.

Outros projetos

Entre as proposituras aprovadas encontra-se uma de autoria do deputado Léo Barbosa (Republicanos) que proíbe as operadoras privadas de planos de saúde com atuação no Estado do Tocantins de suspender ou cancelar, sem justa causa e sem prévio aviso, o fornecimento de seus serviços a consumidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo Leo, nos últimos tempos tem se tornado recorrente a prática do cancelamento dos planos de saúde de pacientes com Transtorno do Espectro Autista, sem haver qualquer aviso prévio ou tentativa de negociação. “Consideramos tal prática, além de abusiva e ilegal, totalmente desumana”, alfinetou.

O projeto do republicano teve como anexo texto de conteúdo semelhante, apresentado pelo deputado Jair Farias (UB).

Já a instituição do Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde, a ser celebrado anualmente no dia 7 de abril, se deve a uma proposta de iniciativa da legisladora Professora Janad Valcari (PL).

A última matéria a ser destacada é de autoria do parlamentar Jorge Frederico (Republicanos). Ela altera o artigo 1º da Resolução nº 362/2022, que dispõe sobre a Sessão Solene para comemorar a data oficial de fundação do Grande Oriente do Brasil no Tocantins, ou seja, define a data de comemoração no Parlamento tocantinense da fundação da Maçonaria no Brasil. Portanto, a Assembleia Legislativa fica autorizada a realizar, anualmente, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Maçom, em 20 de agosto.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...