Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Governo do Estado realiza I Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura, realizará nos dias 7 e 8 de agosto, no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir das 8h, o I Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins.

A abertura do evento acontecerá no auditório da reitoria e contará com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do secretário da Cultura Tião Pinheiro, além de representantes do Arquivo Nacional e outras autoridades estaduais.

Considerada um marco significativo para a preservação e valorização da memória do Estado do Tocantins, a iniciativa busca promover a conscientização sobre a importância dos arquivos históricos, incentivar a pesquisa acadêmica e fomentar o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais da área.

A programação do seminário inclui palestras e mesas-redondas que abordarão temas relevantes sobre memória e cidadania, oficinas práticas de conservação de documentos históricos, além de momentos culturais, a exemplo da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, que se apresentará no dia 7 de agosto, às 8h45.

Para o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, esta é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secult, que faz parte da retomada das políticas públicas de cultura no Tocantins. “Este seminário demonstra a responsabilidade do Governo com a história e a memória do nosso Estado.

O evento possibilitará um novo olhar sobre a importância dos arquivos e documentos históricos para a preservação da nossa identidade cultural”, disse. Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alline Alves, O I Seminário de Arquivos Documentais do Tocantins aproxima as iniciativas arquivísticas e compartilha informações sobre pesquisa e memória dos acervos documentais. “Esse evento fortalece essas iniciativas e atua no apoio às diretrizes de gestão na criação de uma rede estadual de arquivos documentais. O propósito é garantir a preservação do Patrimônio Histórico do Estado do Tocantins”, completou.

Confira a programação do I Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins:

Quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas 8h – Abertura

8h45 – Momento Cultural

Orquestra Sanfônica Amor Perfeito

09h – Palestra

Arquivo, Educação e Pesquisa – Memória e Cidadania

Jean Marcel Caum Camoleza – diretor de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional

10h – Coffe Break

11h às 12h30 – Mesa-redonda – Iniciativas Arquivistas no Tocantins Mediação: Wátila Misla Fernandes Bonfim

Cejane Pacini – Superintendente do Iphan no Tocantins Simone Camelo Araújo – Associação Comunitária Cultural de Natividade. Valdirene Gomes dos Santos de Jesus Universidade Federal do Tocantins Vinícius de Oliveira e Silva – Ministério Público Estadual Isabelle Figueiredo – Ministério Público Estadual

12h30 – Intervalo para o almoço

14h às 18h – Oficina – Conservação de Documentos Históricos Maria Júlia Faissal – Coordenadora de Preservação do Arquivo Nacional

Quinta-feira, 8 de agosto de 2024

8h – Momento Cultural

9h – Palestra – Memória, Patrimônio e Identidade

Relatora: Savana Sanches – Secult

Kátia Maia Flores – Universidade Federal do Tocantins

10h – Coffe Break

11h às 12h30 – Reunião técnica com gestores de arquivos e acervos históricos do Tocantins Estruturação da Rede de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins

Mediação: Jean Marcel Caum Camoleze

Relatora: Savana Sanches – Secult

Wátila Misla Fernandes Bonfim

12h30 – Intervalo para o almoço

14h – Oficina – Conservação de Documentos Históricos

Maria Júlia Faissal – Coordenadora de Preservação do Arquivo Nacional

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...