Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Casal de lavradores consegue autorização para adotar criança de 9 anos que foi deixada pelos pais biológicos

O tribunal permitiu que um casal de agricultores de 50 e 53 anos adotasse um menino de 9 anos abandonado pelos pais biológicos. A criança deve ser registrada com o nome do pai e da mãe.

A decisão diz que a mãe biológica foi levada ao hospital de Araguaína após o nascimento da criança.

Diz-se que conheceu a filha e a neta dos agricultores de lá. Então a mulher pediu que ele cuidasse da criança até que se recuperasse. Segundo a Justiça, a mãe nunca mais procurou o filho.

Por um tempo, o casal tentou entrar em contato com os pais biológicos, mas não teve sucesso. Por isso, em fevereiro de 2022, o casal apresentou o pedido de adoção da criança.

Na ocasião, o desembargador José Carlos Ferreira Machado, do Primeiro Registro Civil de Wanderlândia, concedeu a guarda provisória aos agricultores e solicitou ao Grupo Gestor de Equipe Multidisciplinar (GGEM) que estudasse o caso.

Para autorizar a adoção, foram realizadas duas sessões educativas. Segundo o Tribunal de Justiça, em um deles, a sobrinha disse que a mãe da criança havia dito que iria “puxá-las para as formigas” caso não encontrasse alguém que cuidasse dele. O juiz enfatizou assim a falta de oposição da mãe à adoção.

O relatório do GGEM refere que o casal quer completar a família e com a experiência de ser pai e mãe de um filho com quem já convive “e oferecer um compromisso disponível e dedicado”.

O tribunal também entendeu que os agricultores têm condições socioeconómicas suficientes. No final do julgamento, quando não há recurso, o tribunal emite uma ordem de registo civil.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...