A BRK, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em 46 municípios do Tocantins, realizou a limpezas e lavagens preventivas em 97.699 metros de redes coletoras de esgoto na cidade de Palmas, durante o primeiro semestre de 2024. As limpezas, e outras manutenções preventivas, são realizadas periodicamente a fim de mitigar os casos de entupimentos e assegurar o correto funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Para a coordenadora de operação da BRK, Márcia Araújo, as ações previnem ocorrências de entupimento. “Essas limpezas e lavagens reduzem a probabilidade de obstruções nas redes de esgotos, que podem gerar prejuízos à população e ao meio ambiente. Por isso, realizamos o procedimento periodicamente, pois ele não apenas evita futuras obstruções, mas também garante a operação contínua e eficiente do sistema de coleta”, explica.
Lixo na rede de esgoto Durante as atividades de limpeza, é comum encontrar resíduos sólidos e de cozinha nas tubulações. Sobre o descarte inadequado, a coordenadora afirma que esse tem sido o principal problema. “No trabalho preventivo, buscamos remover das tubulações objetos descartados de forma inadequada, como sacos plásticos, cotonetes, cabelos, fraldas, além de resíduos de cozinha, que podem causar entupimentos”.
Esses materiais geram impactos negativos no processo de tratamento do esgoto e provocam obstruções das tubulações existentes nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes dentro dos domicílios.