Palmas - Tocantins
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Pesquisa Jornal O Coletivo e Instituto Ivox: Janad Valcari lidera com 42% e Eduardo Siqueira Campos tem 23%

Faltando poucos dias para a realização da convenção do Partido Liberal, que irá oficializar a candidatura à prefeitura de Palmas da deputada estadual Janad Valcari, ela segue na frente dos demais pré-candidatos, liderando com folga a corrida sucessória. É o que indica pesquisa realizada pelo Jornal O Coletivo e Ivox – Instituto de Pesquisa Vox, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO-07000/2024.

Na forma estimulada, Janad Valcari (PL) aparece com 42% das intenções de voto. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vem com 23%. Junior Geo (PSDB) tem 12% da preferência do eleitor, enquanto Carlos Amastha (PSB) conta com 8%. Charleide Matos (PSOL) possui 1% das intenções de voto. 9% dos entrevistados não sabem/não responderam, enquanto 4% optaram por branco ou nulo.

O levantamento junto aos eleitores de Palmas ocorreu entre os dias 19 a 24 de julho. Foram aplicados 600 questionários. A amostra da metodologia científica indica uma margem de erro de 4% para mais ou para menos, enquanto o índice de confiabilidade é de 95%. A capital foi dividida em cinco regiões geográficas, contendo os bairros da cidade.

Amastha é o primeiro na rejeição

A pesquisa do Jornal O Coletivo/Ivox também avaliou a rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Palmas. O ex-prefeito Carlos Amastha, do PSB, tem a maior taxa de rejeição, com 32%. Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, aparece com 16% de rejeição, seguido por Janad Valcari, do PL, com 12%.

Charleide Matos, do PSOL, registra 8% de rejeição, enquanto Junior Geo, do PSDB, foi apontado por 7. Entre os entrevistados, 15% afirmaram que poderiam votar em qualquer dos nomes, 6% optaram por branco ou nulo, e 4% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 24 de julho de 2024.

Metodologia utilizada

Pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox, para identificar a intenção de voto dos eleitores do município de Palmas, com relação aos candidatos à Prefeitura. Realização de entrevistas diretas junto ao eleitorado da capital, aplicando-se questionários estruturados, nos domicílios e áreas comerciais, na zona urbana do município.

Margem de confiança de 95% e erro Amostral de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, totalizando 600 questionários, tendo como estatístico responsável João Soares de Araújo Neto (Registro no Conre 6892). Entrevistas aplicadas entre os dias 19 a 24 de julho de 2024.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número TO-07000/2024, a seleção das entrevistas na pesquisa utilizou o critério de AAS (Amostragem Aleatória Simples), no sorteio das unidades que compõem o painel amostral. O número de questionários aplicados tem por base uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município, partindo do número de eleitores informado pelo TSE, no mês de Junho/2024.

Na abrangência geográfica, a zona urbana de Palmas foi dividida em cinco setores, cada um representando um conglomerado. Setor 01 – Região Norte; Setor 02 – Plano Diretor; Setor 03 – Aurenys e Taquari; Setor 04 – Taquaralto, Santa Bárbara e Adjacências; Setor 05 – Taquarussú e Buritirana.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TSE em junho de 2024, sendo informado 209.590 eleitores aptos a votar e o Censo Populacional de 2022 e 2010 (este de 2010 para extrair apenas a renda per capita) do IBGE, para identificação das variáveis como setor geográfico, sexo, idade, grau de instrução e renda per capita.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado