A fim de colher contribuições da sociedade sobre Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Pasta realiza a partir desta sexta-feira,02, até o próximo dia 12 de agosto, uma consulta pública sobre a temática.
A consulta pública é coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e os interessados em fazer sugestões basta preencher o formulário disponível neste link.
Segundo o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Robson José da Silva, “a consulta pública realizada pela Secretaria de Estado da Saúde é necessária, pois torna a participação e o controle social mais efetivo. Com o olhar da sociedade, dos trabalhadores da saúde, de especialistas da área contribuindo neste processo, nós fortalecemos não somente o SUS, mas fortalecemos a atenção à saúde acometida por obesidade e agravos como sobrepeso”.
Linha de Cuidado
A equipe da SES-TO elaborou a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), documento que estabelece formas de organização da atenção e dos serviços de saúde.
O objetivo do LCSO é estimular, junto às equipes da Redes de Atenção à Saúde (RAS), o desenvolvimento de ações visando à redução do excesso de peso, à melhoria das condições de saúde, ao manejo dos fatores de risco associados e à prevenção de complicações, promovendo qualidade de vida.
Dados de obesidade De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN/MS) no Brasil, em 2023, mais da metade da população adulta apresentava excesso de peso, 66,52%, sendo que 33,25% possui algum grau de obesidade.
No Tocantins, segundo dados do SISVAN/MS em 2023, 63,38% da população adulta teve excesso de peso, sendo que 28,37% possuiu algum grau de obesidade.