Incêndio foi identificado durante o trabalho contínuo de monitoramento via imagem de satélite
As equipes de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Prefeitura Municipal de Lajeado concluíram neste fim de semana, operação de combate a incêndios florestais nas imediações de Palmas e Lajeado, região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. As ações tiveram início na sexta-feira, 2, após a identificação do foco de calor.
O incêndio foi identificado, segundo a supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, graças ao trabalho contínuo de monitoramento via imagem de satélite. “Temos as equipes de plantonistas que monitoram os focos em tempo real, por meio dos aplicativos de imagens, além de realizarem rondas na região da APA”, destacou ao informar que após a identificação do foco de calor, a equipe de brigadistas florestais foi imediatamente acionada para conter as chamas.
O brigadista florestal Alessandro Nunes destacou que o controle do fogo só foi possível porque o incêndio ocorreu em áreas onde foram realizadas queimas prescritas, uma ação estratégica do Manejo Integrado do Fogo (MIF) para prevenir incêndios florestais na época mais seca do ano. “As atividades do MIF, que são realizadas durante todo o ano, desempenham um papel fundamental neste período de maior incidência de incêndios”, ressaltou.
A supervisora Camila Muniz ressalta que o trabalho de combate aos incêndios florestais está sendo desenvolvido pelos brigadistas através de ações planejadas, desde análise da evolução do fogo por meio de imagem de satélites, até o combate direto às chamas. “O planejamento prévio ajuda a minimizar os danos e a proteger a rica biodiversidade da APA Serra do Lajeado”, conclui.