Palmas - Tocantins
sexta-feira, 21 de março de 2025

Militares do CBMTO se destacam na competição Bombeiros Challenge Brasil 2024, em Brasília

Participaram 118 atletas de sete estados e do Distrito Federal em uma competição que testa força e habilidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), representando o governo do Estado, foi destaque neste fim de semana em Brasília, participando da competição Bombeiros Challenge Brasil – Etapa Torre Tóquio 40 anos. A equipe Tocantinense, composta por quatro  militares, demonstrou habilidades técnicas e físicas de alto nível nas atividades que simulam combates a incêndio. De acordo com os organizadores, o objetivo da competição é estimular a aptidão dos militares e demonstrar ao público o rigor da profissão.

Os atletas do CBMTO foram inscritos nas categorias individual, dupla e equipe. A Equipe Jalapão Tocantins composta pelos atletas Major Silvano Lopes, Cabo João de Deus, Cabo Alípio Neves e Soldado Rafael Umbuzeiro trouxeram para casa a quarta colocação na competição em equipe com o tempo de 1’29”. Na categoria individual, o Cabo João de Deus conseguiu a  3ª colocação  com o tempo de  1’41”.

“Agradecemos ao comando por ter dado total apoio para que a equipe do CBMTO participasse desse evento nacional de alto nível do nosso esporte. Voltamos com a certeza de que o  CBMTO está consolidado no cenário nacional. Com isso, deixamos aqui o convite para a 12° Edição da Competição Bombeiro de Aço do CBMTO nos dias 12 e 13 de setembro, onde teremos a certeza de que engrossaremos a base forte dessa equipe. Bombeiro de Aço: Aqui se forjam campeões!”, destacou Major Silvano Lopes um dos integrantes da Equipe Jalapão Tocantins, que conquistou a quarta colocação.

A etapa nacional é realizada a cada dois anos e reúne bombeiros de todos os estados. Em 2024 a disputa engloba também a primeira edição da Etapa Nacional Challenge Bombeiro Durão Torre Tóquio 40 Anos. O evento faz parte da Fires League Cup e testa a força e as habilidades dos participantes em diversas disciplinas específicas de combate a incêndios.

“A prova Bombeiros Challenge Brasil foi uma ideia retirada da Liga Americana Fire Fight Challenge que é um campeonato nacional-americano que tem um circuito mundial também que é realizado em outubro nos Estados Unidos. A ideia do Bombeiros Challenge Brasil é preparar o Bombeiro Brasileiro para o cenário internacional de competições, seja na Liga Americana ou na Liga Europeia. Essas provas são criadas para testar a capacidade física e técnica do Bombeiro dentro do esporte, sendo que o desempenho físico do bombeiro vai ser refletido num atendimento melhor para toda a sociedade”, explicou o sargento José Ribamar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um dos responsáveis pela organização da Competição e também atleta.

A prova foi composta por uma sequência de quatro fases realizadas pelos competidores de forma ininterrupta, no menor tempo e com menor quantidade de erros possíveis, respeitando os critérios e parâmetros definidos no regulamento, que segue padrões internacionais. Durante todo o percurso da prova os atletas usaram Equipamentos de Proteção Individual de combate a incêndio e Equipamentos de Proteção Respiratória.

Os atletas do CBMTO foram inscritos nas categorias individual, dupla e equipe. Na categoria individual, o Cabo João de Deus conseguiu a 3ª colocação com o tempo de 1’41”. – Divulgação CBMTO

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado