Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Ministério Público do Tocantins vai à Justiça para garantir fornecimento de medicamentos a criança com autismo

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) moveu uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra o Município de Santa Tereza do Tocantins e o Estado do Tocantins, buscando garantir o fornecimento de medicamentos a uma criança de seis anos diagnosticada com autismo na localidade. A ação foi protocolada pelo promotor de Justiça João Edson de Souza, titular da Promotoria de Justiça de Novo Acordo.

De acordo com a petição, o garoto necessita dos seguintes medicamentos prescritos por um médico: Atentah, Imipramina, Aripiprazol, Dozemast e Escitalopran. A mãe da criança buscou assistência nos órgãos de saúde  municipais e estaduais, porém teve seu pedido negado sob a justificativa de que os medicamentos não estão disponíveis na lista do SUS.

Para o promotor de Justiça, a recusa dos entes públicos constitui uma falha grave e uma tentativa de transferência de responsabilidade entre Município e Estado, causando dificuldades para a família da criança, que não dispõe de recursos financeiros para custear os medicamentos necessários.

A ação ressalta que, de acordo com os registros médicos apresentados, a criança depende do tratamento para assegurar sua qualidade de vida. A ausência desses medicamentos pode agravar ainda mais o estado de saúde já delicado da criança.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...