Palmas - Tocantins
sexta-feira, 18 de abril de 2025

Governo do Tocantins contabiliza aumento de mais de 20% de pessoas privadas de liberdade inscritas no Encceja PPL 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) permite uma nova chance com a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, além da reinserção social com direitos garantidos, um dos focos do Sistema Penal tocantinense gerido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

E mais um ano, a Superintendência dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, teve a adesão das 25 Unidades Penais do Tocantins no Encceja PPL 2024, alcançando a marca de 1535 custodiados inscritos no Exame. Para o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, o Encceja representa direitos e mais um passo para a reinserção social. “Nosso compromisso é oferecer às pessoas privadas de liberdade, todos os seus direitos e garantir meios que promovam oportunidades com educação e profissionalização e o Governo do Tocantins tem realizado ações para efetivar esses direitos nos diversos eixos dentro do Sistema Penal tocantinense”, pontuou.

Aumento de 20% O número de adesão este ano representa um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior, que contabilizou 1272 inscritos. O gerente à frente desta Política no Sistema Penal, Dilson Noleto, fala sobre os aumentos gradativos de inscritos no Encceja. “A educação formal, além de educar, garante a certificação do Ensino Médio e do Fundamental e mais, esse aumento representa um esforço que temos empenhado nas 25 Unidades Penais com seus respectivos responsáveis pedagógicos que fazem o trabalho de sensibilização dos custodiados, a conscientização da importância em ter o Ensino Médio e Fundamental e a importância dessas certificações no momento em que estiverem em liberdade”, disse.

ENCCEJA

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), o tempo contabilizado para a remição com certificação de conclusão do Ensino Fundamental, Médio ou Superior durante o cumprimento da pena, pode beneficiar as pessoas privadas de liberdade a mais 1/3 (um terço) do tempo contabilizado pelo estudo.

As provas são aplicadas desde 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e possibilita a retomada voluntária dos estudos de pessoas em cumprimento de pena.

Neste ano, as provas serão aplicadas no dia 25 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. Inscritos Com adesão de cem por cento das unidades penais de todo o estado do Tocantins, a Unidade Penal Regional de Palmas inscreveu 447 custodiados para o Exame; a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, 211; a de Tratamento Penal do Cariri, 165; a Unidade Penal Regional de Paraíso, 96; a de Colinas, 65 inscritos; a de Guaraí, 59; a de Miracema, 43; a de Porto Nacional, 42; a de Araguatins, 39; a de Dianópolis, 37; a de Arraias, 34; a de Gurupi, 30; as de Augustinópolis e de Colmeia, 28 cada; a de Araguaína e Tocantinópolis, 27 cada; a de Formoso do Araguaia, 22; a Unidade Penal Agropecuária do Cariri, 21; a Unidade Penal de Natividade, 20; a Unidade Penal Feminina de Palmas, 19; a Unidade Penal Feminina de Talismã, 17; a Unidade Penal Feminina de Ananás, 16; a Unidade Penal de Palmeirópolis, 15; a Unidade Penal Feminina de Miranorte, 15 e a Unidade Penal de Taguatinga, 12 inscritos.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...

Em Pedro Afonso, Polícia Civil prende homem investigado por tráfico de drogas

Indivíduo quando menor já chegou a ser apreendido  por...