Palmas - Tocantins
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Pesquisa Jornal O Coletivo/Ivox em Bom Jesus do Tocantins aponta liderança de Pedro Machado

Na cidade de Bom Jesus do Tocantins, pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox, de Palmas, mostra que Pedro Machado, candidato pelo Partido Progressista (PP), lidera a disputa com 52% das intenções de voto. Em segundo lugar, encontra-se Edmilson Rodrigues, do União Brasil, com 41%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE-TO com o número TO-08326/2024, o resultado traz ainda que os eleitores indecisos representam 4%, enquanto 3% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 8 e 11 de agosto de 2024, sendo entrevistados 280 eleitores da cidade, tendo uma margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Rejeição dos candidatos

O levantamento também revelou dados sobre a rejeição dos candidatos. Edmilson Rodrigues é o candidato mais rejeitado, com 48% dos entrevistados indicando que não votariam nele de forma alguma.

Pedro Machado segue com uma taxa de rejeição de 31%. Aqueles que não rejeitam nenhum dos candidatos representam 13% do total, enquanto 5% sinalizaram branco/nulo e 3% optaram por não responder.

Edmilson Rodrigues é o candidato mais rejeitado

Metodologia da pesquisa

Pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox, de Palmas, capital do Tocantins, para identificar a intenção de voto dos eleitores do município de Bom Jesus do Tocantins, com relação aos candidatos à Prefeitura. Realização de entrevistas diretas junto ao eleitorado da cidade, aplicando-se questionários estruturados, nos domicílios e áreas comerciais, na zona urbana.

Margem de confiança de 95% e erro amostral de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos, totalizando 280 questionários, tendo como estatístico responsável João Soares de Araújo Neto (Registro no Conre 6892 2ª Região). Entrevistas aplicadas entre os dias 08 a 11 de agosto de 2024.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número TO-08326/2024, a seleção das entrevistas na pesquisa utilizou o critério de AAS (Amostragem Aleatória Simples), no sorteio das unidades que compõem o painel amostral. O número de questionários aplicados tem por base uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município, partindo do número de eleitores informado pelo TSE, no mês de Julho/2024.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TSE em Julho de 2024, sendo informado 3.614 eleitores aptos a votar e o Censo Populacional de 2022 e 2010 do IBGE (este de 2010 para extrair a renda per capita), para identificação das variáveis como setor geográfico, sexo, idade, grau de instrução e renda per capita.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado