Palmas - Tocantins
sexta-feira, 21 de março de 2025

STJ determina afastamento de desembargador investigado na Operação Máximus

O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento, por um ano, do corregedor Regional Eleitoral do TRE-TO, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Ele é um dos alvos da operação da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de vendas de sentenças no Tocantins.

Denominada como Operação Máximus, a ação apura crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Judiciário do Estado. Entre as medidas cautelares cumpridas pelos agentes na manhã desta sexta-feira, 23, estão ainda o afastamento imediato das funções dos desembargadores João Rigo Guimarães, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Etelvina Maria Sampaio Felipe, atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), e Angela Issa Haonat, diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

A desembargadora ngela Prudente, atual vice-presidente do TJTO e esposa do vice-governador Laurez Moreira, aparece como investigada. Em nota, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) informa que atendeu a Operação Máximus da Polícia Federal, e repassou todas as informações necessárias. Ressalta-se que, até o momento, não foi oficiado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o afastamento de nenhum membro do Judiciário tocantinense.

O PJTO reforça que segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos. As ações da Operação Máximus começaram no início da manhã com o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e 60 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Segue a nota na íntegra

NOTA – PJTO

O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) atendeu a Operação Máximus da Polícia Federal, nesta sexta-feira (23/8), e repassou todas as informações necessárias.

Ressalta-se que, até o momento, não foi oficiado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o afastamento de nenhum membro do Judiciário tocantinense.

O PJTO reforça que segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários. Informa-se também que o expediente na Presidência do Tribunal de Justiça, bem como em seu edifício-sede, na Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Comarcas do Estado e todas as unidades ligadas ao Poder Judiciário do Tocantins segue normal nesta sexta-feira (23/8).

Poder Judiciário do Tocantins

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado