Palmas - Tocantins
sexta-feira, 20 de junho de 2025

Névoa seca deve cobrir o Tocantins até a chegada do período chuvoso

Tocantins deve ter a presença de uma névoa seca até o período chuvoso. Essa névoa é formada por diversos fatos como o clima quente, baixa umidade, poeira e fuligem.

No início da semana, cidades do estado amanheceram cobertas por fumaça de queimadas. “A névoa seca é um fenômeno que acontece quando a gente está nessas condições ambientais. Uma massa de ar quente cobrindo o estado que não deixa avançar nuvem de chuva e a umidade muito baixa. Então nesse ambiente se gera a névoa seca, se gera aquela nuvem de partículas sólidas que ficam na atmosfera. Fumaça forma? Sim. Poeira forma? Sim. Então, como venta muito nesse período, você também tem poeira, tem fuligem, tem tudo isso”, explicou o tenente-coronel.

Por causa dessa massa de ar quente, a névoa seca só deve limpar com as chuvas que começam a cair entre outubro e novembro. “Por que eu digo que vai esperar o período chuvoso? Porque é só quando chover, só quando tiver mais umidade no ar, com as gotículas de água, que vai limpar a atmosfera, tirar isso da atmosfera.

E aí a fumaça com o vento, o que acontece é que se desloca por quilômetros. Não é só uma queimada que gerou isso, é um acumulado e que deve permanecer até que realmente ocorra chuva”, informou o Erisvaldo Alves.

Tocantins está entre os 16 estados que enfrentam, neste ano, a pior estiagem no período de maio a agosto desde 1980. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo os dados é a primeira vez em ano que se observa uma seca tão severa.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado