“Palmas não aguenta mais tanta notícia negativa sobre a nossa saúde. Há um bom tempo eu venho denunciando o descaso da prefeitura. Faltam vagas, profissionais, medicamentos. Falta gestão, mas a gente pode e deve mudar isso.” Com essas palavras, a candidata à prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), iniciou mais um programa eleitoral relatando a verdade sobre a saúde pública da capital. O programa foi exibido na TV na noite desta terça-feira, 3.
Durante o programa, palmenses relatam que enfrentaram dificuldades ao buscar atendimento nos postos de saúde e na rede pública. Muitos apontaram a falta de medicamentos e a demora para conseguir consultas como os principais desafios.
Janad reforçou a necessidade urgente de um novo hospital para atender a crescente demanda da população. “Já passou da hora de Palmas ter um hospital municipal, com atenção primária de qualidade, cirurgias eletivas e internações”, declarou Janad. Assista ao programa.
Um dos principais destaques de sua proposta é a construção de um hospital municipal na região sul da cidade. “Faço um compromisso com você: vou construir um hospital e será na região sul, com apoio do governador Wanderlei Barbosa”, garantiu Janad, reafirmando a parceria com o governo estadual. Em seguida, o próprio governador Wanderlei Barbosa garante dar suporte à promessa: “Eu quero junto com você o hospital municipal, é isso que nós precisamos fazer. Eu quero que você pegue na minha mão e diga: vamos juntos”, declarou.
Janad garantiu que vai fortalecer a parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para construção do hospital universitário. A candidata, que já esteve em conversa com o reitor da instituição, reforçou que o projeto: “vai sair do papel, e no que depender de mim, todos os esforços da prefeitura serão para a gente ver essa obra pronta.”
Além disso, a candidata se comprometeu a construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no extremo norte da capital para atender os setores Água Fria, Fumaça, Lago Norte e áreas circunvizinhas. Moradores da região norte também relatam o descaso do poder público e a dificuldade de acessar o serviço de saúde. Ela destacou a importância de sincronizar o atendimento na rede pública para que os pacientes saiam com o retorno agendado e com os exames já marcados.
A população, por sua vez, expressou apoio à candidata durante o programa eleitoral. “Ela tá sempre lutando por melhorias, ela não tem medo, ela quer o bem da população, você vê que é uma mulher de fé, de coragem”, comentou uma moradora entrevistada durante o programa.
Janad também apresentou propostas voltadas para a saúde complementar, com foco em tratamentos para crianças neurodivergentes. Ela anunciou a criação da Casa do Autista, um jardim sensorial e a oferta de equoterapia. “Eu, como mãe, sonho em ter a Casa do Autista em Palmas”, confessou uma mãe atípica em entrevista, após relatar as dificuldades que muitas famílias enfrentam na busca por terapias adequadas para seus filhos.
Para completar o pacote de propostas, Janad destacou a criação de uma clínica veterinária municipal, voltada para o cuidado com os animais de estimação. “Cuidar da saúde deles é cuidar da gente”, concluiu.