Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

ETE Lontra da BRK recebe Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024 

A premiação considera aspectos como inovação, qualidade técnica, impacto social e sustentabilidade

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra da BRK conquistou o Prêmio Melhores e Maiores Obras (PMMO) 2024. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Passarelli Engenharia em parceria com a ConVisão CNC, foi reconhecido nacionalmente como o melhor projeto de engenharia na categoria ‘Hidráulica e Saneamento’.

A ETE Lontra, localizada no munícipio de Araguaína, ocupa uma área de 125 mil metros quadrados e tem capacidade para tratar 395 litros de esgoto por segundo. Com uma tecnologia inovadora, o projeto supera em cinco vezes a capacidade de tratamento da ETE Neblina, estação que atendia a população antes da construção da ETE Lontra.

“Esse prêmio é dedicado a toda população dos estados do Tocantins e Pará. E a todo o time da BRK, que trabalha todos os dias com muita dedicação para promover qualidade de vida, saúde, desenvolvimento econômico, educação e respeito ao meio ambiente, a partir de um saneamento muito além do básico”, destaca a diretora de operações da BRK, Sandra Leal.

O escopo da obra abrangeu a etapa de Controle de Qualidade do Projeto (CQP), construção e montagem das estruturas, comissionamento, startup e operação assistida por oito meses após sua conclusão. Além disso, a estação inclui um centro de controle operacional, sistemas elétricos, motogeradores, e os sistemas de tratamento preliminar e biológico Nereda®, bem como desaguamento de lodo.

Para o CEO da Passarelli, Paulo Bittar, a conquista do prêmio reforça o compromisso da empresa com a excelência e a inovação em projetos de grande impacto para a sociedade. “A ETE Lontra é um exemplo de como aplicamos tecnologia de ponta para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos orgulhosos em contribuir para o futuro do saneamento no Brasil”, afirma.

O Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024 tem como objetivo valorizar a engenharia brasileira, destacando projetos, obras, serviços e tecnologias que se sobressaem no cenário nacional, em 20 categorias distintas. A comissão, coordenada pelo Instituto de Engenharia, avalia aspectos como inovação, qualidade técnica, impacto social e sustentabilidade.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...