Palmas - Tocantins
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Robson do Zé Geraldo lidera com 61% em Ananás, segundo pesquisa do Jornal O Coletivo/Ivox

Valdemar surge com 32%, seguido por Letícia Cardoso com 2%. 3% estão indecisos e 2% votam em branco ou nulo.

O Jornal O Coletivo, de Palmas, e o instituto de pesquisa do veículo, o Ivox, foram a campo em Ananás, Tocantins, para conferir o cenário eleitoral na disputa pelo comando da prefeitura nas eleições do próximo domingo, dia 06 de outubro.

Três candidatos estão no páreo da sucessão municipal: Robson do Zé Geraldo, do Partido União Brasil, o atual prefeito Valdemar, que concorre à reeleição, do Partido Republicanos, e Leticia Cardoso, do Partido Renovador Democrático (PRD).

No cenário de pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Robson do Zé Geraldo lidera com 61% das intenções de voto. Valdemar surge em segundo lugar, com 32%, seguido por Letícia Cardoso com 2%.

Além disso, 3% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 2% optaram por branco ou nulo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/Tocantins com o número TO-09770/2024.

O levantamento foi conduzido com 400 questionários, apresentando uma margem de erro de 4,8% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. A coleta ocorreu entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2024.

Valdemar é o mais rejeitado pelos eleitores

Imagem: O Coletivo

O Jornal O Coletivo e o Instituto Ivox também mediram a rejeição dos candidatos à prefeitura de Ananás, indagando ao eleitor em qual dos postulantes ele não votaria de jeito nenhum.

Os números mostram que Valdemar, do Republicanos, tem a maior rejeição com 39%, enquanto Leticia Cardoso, do PRD, tem 21% e Robson do Zé Geraldo, do UNIÃO, aparece com 18% de rejeição

Afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos 16%, enquanto 4% optaram por branco ou nulo, e 2% não responderam.

A pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox ouviu 400 eleitores de Ananás, Tocantins. A margem de erro do levantamento é de 4,8% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

O registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/Tocantins tem o número TO-09770/2024. A coleta em campo ocorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2024.

Metodologia da pesquisa

Pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox, para identificar a intenção de voto dos eleitores do município de Ananás, Tocantins, para a Prefeitura da cidade. Realização de entrevistas diretas junto ao eleitorado aplicando-se questionários estruturados.

Margem de confiança de 95% e erro amostral de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, totalizando 400 questionários, tendo como estatístico responsável João Soares de Araújo Neto (Registro no Conre 6892 da 2ª Região). Entrevistas aplicadas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2024.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-09770/2024, a seleção das entrevistas na pesquisa utilizou o critério de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q, sendo p (probabilidade favorável à ocorrência de um determinado evento) e q (probabilidade de não ocorrência desse mesmo evento). Tendo por objetivo o dimensionamento de uma amostra significativa em relação à população componente do universo pesquisado, apresentando resultados confiáveis e representativos do fenômeno objeto da pesquisa.

O número de questionários aplicados tem por base uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município, partindo do número de eleitores informado pelo TSE, no mês de agosto de 2024.

Ananás foi dividida em 05 setores, formando conglomerados com os bairros. Foram utilizadas como base de referência para o dimensionamento da amostra as informações do cadastro de eleitores do TSE em agosto de 2024 e o Censo Populacional de 2022 e 2010 do IBGE (este de 2010 para extrair apenas a renda familiar), para identificação das variáveis como setor geográfico, sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado