Palmas - Tocantins
sábado, 12 de julho de 2025

Artigo: O resultado das eleições em Porto Nacional e o reflexo na conjuntura das forças políticas locais

Porto Nacional é conhecida como o berço da cultura. A capital intelectual de onde saíram grandes nomes da literatura, da política e de personalidades com grande influência nas diversas áreas do seguimento político.

O resultado das eleições locais desse último domingo trouxe números e dados que merecem; senão destaque, pelo menos reflexão.

O Deputado Antônio Andrade do Republicanos disputou o pleito com apoio maciço de toda uma geração de políticos locais e de nomes no cenário estadual. Ex-prefeitos que representavam 24 anos de poder na gestão municipal estavam no palanque do referido candidato, bem como deputados estaduais, federais, governador e vice governador.

O candidato do Republicanos trazia em sua bagagem política o tradicionalismo do nome Andrade, sendo que Otoniel Andrade, irmão do deputado federal e candidato a prefeito Antonio Andrade já havia administrado a cidade por 12 anos.

Pela lógica, se esperava o peso dessa representatividade nas urnas, até porque havia grande estrutura político partidário á sua disposição.

Por outro lado, estava Ronivon Maciel, dentre os demais três candidatos, aquele que apresentava melhores condições de concorrer com a família Andrade.

Ronivon, candidato á reeleição, sofrendo muitos ataques do grupo tradicional, manteve a sua caminhada apresentando ao povo a prestação de contas da sua atual gestão e propostas políticas para o novo mandato, caso fosse reeleito.

Apesar dos inúmeros ataques sofridos, especialmente de origem do Deputado Federal Vicentinho Jr, o eleitor agiu de maneira reflexiva e não cedeu as práticas políticas de tentar influenciar a sua decisão.

Diante de tal cenário, o resultado das eleições demonstrou uma grande aprovação da atual gestão de Ronivon Maciel e uma rejeição ao grupo familiar dos Andrades. É de se destacar que essa é a terceira derrota consecutiva que a família Andrade obteve em Porto Nacional, sendo as duas anteriores com Otoniel Andrade na disputa.

Portanto, surge um questionamento: Será que a comunidade portuense não mais admite a falta de alternância no poder e não permite mais uma determinada família gerindo a Administração do município? Será que o povo despertou e passou a avaliar uma gestão de resultados, onde os princípios básicos que regem a Administração publica devem ser respeitados? Com certeza, pela grande diferença de votos do candidato vencedor(65.37%), com mais de 13 mil votos de frente do segundo colocado, tem muito a dizer sobre a conjuntura política no município e a forma de pensar do eleitor.

Por Adrierlis Ribeiro Duarte (filho de Porto Nacional)
Delegado de Polícia no Distrito Federal.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado