Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Governo Federal detalha Programa de Capacitação para a Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Portaria que dispõe sobre o PNLD foi publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apresenta, nesta quarta-feira, 23 de outubro, detalhes sobre o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, o PNLD. A Portaria nº 111, que dispõe sobre o programa, foi publicada nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União.

O PNLD é o instrumento de articulação institucional criado com a finalidade de promover a capacitação de agentes públicos e fomentar a cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e crimes conexos.

Sob responsabilidade da Coordenação-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, o programa tem, entre seus objetivos, fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica em temas relacionados aos alvos do PNLD.

Ele também visa fomentar publicações sobre recuperação de ativos, prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e a crimes conexos, a partir dos resultados obtidos em decorrência das atividades dos órgãos participantes.

Composto por três módulos, o PNLD permitirá, entre outros avanços, o aprofundamento dos agentes em temas ligados às legislações vigentes relacionadas à recuperação de ativos, à prevenção e ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, bem como expandir a compreensão das complexidades envolvidas nesses fenômenos para implementação de soluções institucionais mais eficazes.

Já em seu módulo de fomento à publicação, o programa visa a disseminação de conhecimento e de boas práticas relacionadas aos temas afetos com objetivo de fornecer orientações e ferramentas para que os participantes possam elaborar e divulgar conteúdos relevantes, como relatórios, estudos de caso, artigos acadêmicos, cartilhas, manuais e outros materiais informativos no âmbito de suas áreas de atuação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...