Palmas - Tocantins
domingo, 16 de março de 2025

Além de votar, é importante que cidadãos conheçam funções de prefeitos e vereadores, orienta TRE-TO

Além de votar, é importante que cidadãos conheçam funções desempenhadas por prefeitos e vereadores

No Tocantins, nas Eleições Municipais de 2024, mais de 1,1 milhão de eleitoras e eleitores foram às urnas e exerceram o direito de escolher as lideranças que comandarão os 139 municípios tocantinenses entre 2025 e 2028. No entanto, comparecer à seção eleitoral é apenas uma das obrigações do eleitorado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) orienta que, além de votar, também é preciso monitorar a gestão das pessoas eleitas para ocupar as prefeituras e as Câmaras Municipais a fim de garantir a boa execução do orçamento, assegurar a qualidade de vida na cidade e o funcionamento dos serviços públicos.

Terminada a eleição, é fundamental conhecer as atribuições dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para saber como acompanhar os mandatos e as ações desses representantes em favor do bem-estar municipal.

Confira quais são as responsabilidades de prefeitas, prefeitos, vice-prefeitas, vice-prefeitos, vereadoras e vereadores:

O que faz uma prefeita ou um prefeito? 

Pessoa eleita para o cargo de chefe do Poder Executivo municipal, a prefeita ou o prefeito é responsável pela gestão da cidade, desde a conservação de calçadas até a manutenção de unidades de saúde e escolares. O mandato de prefeito dura quatro anos, com possibilidade de reeleição por mais quatro.

Nesse período, a eleita ou o eleito deve zelar pelo meio ambiente e gerenciar os recursos financeiros do município, além de planejar e realizar melhorias na cidade, como obras de infraestrutura, pavimentação de ruas, construção de praças e parques. Por isso, a escolha de quem vai ocupar esse cargo é decisiva para o bem-estar da comunidade e para o desenvolvimento das cidades de todo o país.

 Cabe a quem ocupa o cargo de prefeita ou prefeito: 

  • desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes;

  • organizar os serviços públicos de interesse local;

  • proteger o patrimônio histórico-cultural do município;

  • garantir o transporte público e a organização do trânsito;

  • atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios;

  • pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;

  • promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;

  • buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;

  • apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelas vereadoras e pelos vereadores;

  • intermediar politicamente junto a outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local;

  • zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico;

  • implantar e manter – em boas condições de funcionamento – postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; e

  • arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma.

Atribuições das vereadoras e dos vereadores 

Nas Eleições 2024, o eleitorado também escolheu representantes para o Poder Legislativo Municipal: são as vereadoras e os vereadores, cujos mandatos têm duração de quatro anos e que, diferentemente de prefeitos, não têm uma quantidade definida de possibilidades de reeleição. É esse grupo de parlamentares que atua nas Câmaras Municipais, também chamadas de Câmara de Vereadores.

Assim como os prefeitos, esses políticos devem ter mandatos e projetos fiscalizados pela população. Para isso, é importante conhecer suas funções no Legislativo municipal, subdivididas em quatro atribuições principais: legislativa, fiscalizadora, de assessoramento ao Executivo e julgadora.

  • Legislativa: proposição, análise, discussão e votação de leis municipais e gestão de alguns impostos.

  • Fiscalizadora: fiscalização das ações da administração municipal no cumprimento das leis e do orçamento público.

  • Assessoramento ao Executivo: apoio e discussão acerca de políticas públicas a serem implantadas por meio do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

  • Julgadora: apreciação das contas públicas de administradores e apuração de infrações político-administrativas cometidas por prefeito e pelos próprios vereadores.

O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do número de habitantes do município, segundo o inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Forte temporal com ventos fortes derruba teto de rodoviária em Porto Nacional

Neste sábado (15), Um forte temporal com ventos intensos...

Homem que decapitou vítima em Chapada de Natividade é condenado a 22 anos de prisão

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação...

Prefeito de Palmas lamenta morte do arquiteto Walfredo Antunes e decreta luto de 3 dias

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três...