Com objetivo de aumentar o estoque de leite humano, em benefício dos bebês acolhidos nas maternidades estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) convoca, na quinta-feira, 14, mães que amamentam para realizar doação nos Bancos de Leite Humano (BLH) do Tocantins.
O objetivo é aumentar as doações em todo Estado, principalmente no Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (BLH/HMDR), que se encontra com estoque baixo nos reservatórios. O leite humano é fundamental para o crescimento saudável dos bebês, por isso, a amamentação é muito importante.
Quando a amamentação não pode ser realizada por algum motivo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Interessadas em ajudar, podem obter mais informações nos contatos: (63) 3218-7734 e 0800-646-8283. “Os estoques de leite do Dona Regina estão muito baixos, atualmente temos 34 bebês internados precisando desse leite, para se recuperarem. Então a gente chama a atenção de todas as doadoras para intensificar a doação, e todas as mulheres que estão amamentando para que se não for doadora ainda, possam fazer o cadastro no banco de leite. A gente faz o cadastro, vamos até a sua casa, levamos o kit de doação e fazemos orientações, basta ligar pra gente no contato 63 3218-7734”, afirmou a coordenadora do BLH/HMDR, Walkíria Pinheiro.
A doadora de leite humano no HMDR, Juliana Lopes, relatou que “a doação de leite materno é algo muito especial, e como mães, sabemos o quanto o nosso leite é precioso e cheio de nutrientes que ajudam nossos pequenos a crescerem saudáveis e fortes. Doar leite materno é um ato de amor e solidariedade. Ao compartilhar leite, ajudamos bebês que podem estar em situações vulneráveis, como aqueles que estão internados em UTIs neonatais ou que não têm acesso ao leite materno. Doar leite é uma experiência gratificante. Você se sentirá parte de uma rede de apoio entre mães e contribuirá para a saúde e bem-estar de outros pequenos. É uma forma linda de espalhar amor e cuidado”.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), toda mãe que amamenta com excesso de leite é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta estar saudável, e não tomar medicação que interfira na amamentação.
O banco de leite coleta o frasco de leite doado na residência das mães previamente cadastradas, mantendo o conforto em casa.