O projeto Fonte de Futuro abarcará 20 escolas em terras indígenas e áreas rurais ou urbanas afastadas do centro
O projeto Fonte de Futuro chegou a Miracema do Tocantins. A iniciativa tem como objetivo levar água tratada e educação ambiental para 20 escolas públicas em terras indígenas, áreas rurais e comunidades distantes de centros urbanos do Tocantins, Rio de Janeiro e Goiás. A ação, realizada na última quarta-feira (13), é fruto de uma parceria entre o Instituto BRK e a Zurich Seguros.
A inauguração do projeto contou com a presença de lideranças da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 46 municípios do Tocantins, além da prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, e do Secretário Municipal de Agricultura, Marcelo Borges.
Durante o evento, os estudantes participaram de atividades educativas que ressaltaram a importância da preservação dos recursos hídricos. A aluna da Escola Municipal de Educação do Campo Santa Marina, Ana Caroline, destacou o que aprendeu: “Eu aprendi que não podemos jogar óleo na pia, pois prejudica o meio ambiente. Também entendi que devemos economizar água, desligando o chuveiro enquanto nos ensaboamos e fechando a torneira ao escovar os dentes.”
Antes da chegada do projeto, os alunos da EMEC Santa Marina não tinham acesso à água adequada para consumo. A situação reflete um problema enfrentado por 30 milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais sem acesso à água potável, conforme aponta o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, o projeto busca contribuir para a mudança dessa realidade. “O projeto beneficiará instituições de ensino nos estados do Tocantins, Goiás e Rio de Janeiro, impactando cerca de 18 mil pessoas, direta ou indiretamente. Acreditamos que o saneamento básico pode transformar a vida das pessoas e o Brasil deve expandir as soluções para que os serviços de água cheguem às pessoas que precisam”, conclui.