Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Governo do Tocantins comemora crescimento de 75,22% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos nos recebimentos itinerantes

Foram atendidos mais de 1,3 mil pequenos e médios produtores rurais de 34 municípios tocantinenses

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comemora o resultado recorde na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Projeto de Recebimento Itinerante (RI), este ano, onde foram devolvidas 49,9 toneladas de embalagens vazias, um crescimento de 75,22% em relação a 2023, que registrou 28,5 toneladas. As ações resultaram em 1.330 pequenos e médios produtores rurais atendidos de 34 municípios.

Os dados também demonstram que o crescimento não foi apenas no número de embalagens devolvidas, o número de produtores rurais atendidos teve um aumento de 50,11% em relação a 2023, quando contou com 866 produtores participantes.

“O resultado, que conta com a parceria de outras entidades para a realização do Projeto, é importante para retirar esse passivo do campo, possibilitando que pequenos e médios produtores rurais tenham acesso à devolução correta de suas embalagens e colaborem com a preservação do meio ambiente”, pontua o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, explica que a Agência, além do compromisso na fiscalização dos agrotóxicos, tem um papel fundamental na realização do projeto. “Contribuímos com a mobilização dos produtores rurais nos municípios onde são realizadas as ações, orientamos, por meio da educação sanitária, sobre a importância da devolução e o uso correto desses produtos, bem como fiscalizamos a realização dos RIs”, destaca.

Parceiros do RI

Além da Adapec, são parceiros do Projeto: o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev); a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); a Central de Pedro Afonso. administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria); a Central de Imperatriz/MA, conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart); a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato); sindicatos rurais e prefeituras municipais.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...