Palmas - Tocantins
sábado, 14 de junho de 2025

PM realiza operação conjunta com Naturatins, com emprego de helicóptero, para realizar monitoramento de fauna aquática em perigo de extinção

O monitoramento foi realizado ao longo do Rio Tocantins, lago de Palmas, Rio Araguaia e Ribeirão Santa Luzia

A Polícia Militar, por meio do Grupamento Aéreo (GRAER), prestou apoio operacional, com emprego de Helicóptero, ao Naturatins, nesta sexta-feira dia (24); o helicóptero GRAER-03 foi utilizado para realizar monitoramento aéreo da espécie Arraia-maçã, classificada como criticamente em perigo de extinção.

O monitoramento aéreo foi realizado ao longo do Rio Tocantins, sobre o lago de Palmas, sobre o Rio Araguaia, em Araguacema e sobre o Ribeirão Santa Luzia.

Com emprego da tecnologia de rádio telemetria, utilizada por pesquisadores do Naturatins, e por meio da plataforma elevada proporcionada pela aeronave GRAER-03, foi possível realizar o monitoramento da espécie em estudo.

O professor Domingos Garrone Neto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), relatou que “A operação aérea representa um avanço significativo no projeto de conservação; conseguimos, via aeronave, fazer um rastreamento aéreo que não tinha sido feito ainda no âmbito do projeto Pró Espécies, do Fundo Global para o Meio Ambiente”. Finalizou.

Com esta operação, a Polícia Militar consolida seu compromisso com o Naturatins, instituição parceira, no intuito de conservar a biodiversidade brasileira ao garantir a preservação de ecossistemas relevantes para o meio ambiente.

Com emprego da tecnologia de rádio telemetria, utilizada por pesquisadores do Naturatins. – GRAER – PMTO 

O monitoramento foi realizado ao longo do Rio Tocantins, lago de Palmas, Rio Araguaia e Ribeirão Santa Luzia. – GRAER PMTO

O apoio aéreo do Helicóptero GRAER 03, proporcionou uma agilidade no monitoramento da espécie em extinção. – GRAER – PMTO 

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado