Palmas - Tocantins
sexta-feira, 18 de abril de 2025

Governo do Tocantins orienta lojistas agropecuários a fazerem recadastramento de estabelecimentos 

O prazo para recadastramento se estende até o dia 31 de março

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), orienta os donos de estabelecimentos agropecuários a realizarem até o dia 31 de março, o recadastramento anual obrigatório. A estimativa é que sejam recadastrados aproximadamente 522 estabelecimentos agropecuários no Estado.

A Adapec editou a Instrução Normativa nº 2, de 15 de janeiro de 2025, onde estabelece que a comercialização, armazenamento, aplicação e produção de produtos para uso na agropecuária em estabelecimento comercial e/ou industrial somente serão autorizadas após o cadastro de suas atividades na Adapec, com o respectivo Certificado de Registro.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Produtos Veterinários e Biológicos da Adapec, Jean Paulo Galletti, explicou que o recadastramento é obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários.

E sobre o comércio de defensivos agrícolas, o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa Lima, pontuou que a Normativa proíbe a comercialização de agrotóxicos entre estabelecimentos comerciais cujo adquirente não esteja devidamente cadastrado na Adapec para o comércio ou armazenamento de agrotóxicos, por isso, estes estabelecimentos também devem fazer o recadastramento.

A Instrução Normativa nº 02, prorrogou de forma automática, o prazo de validade dos Certificados de Registros emitidos pela Adapec no ano de 2024, que venceriam em 28 fevereiro de 2025, para até o dia 31 de março deste ano. Já os estabelecimentos com auto de infração pendente (não pago/sem recurso) deverão regularizar-se para receberem o Certificado de Registro. E aqueles que deixarem de fazer o recadastramento dentro do prazo estabelecido sofrerão sanções previstas em Lei.

Para fazer o recadastramento, o empresário pode acessar o site da Adapec e imprimir o requerimento, depois é só preencher e juntar os demais documentos indicados para a área de atuação do estabelecimento, com prazos de validade em dia, recolher a taxa de recadastramento e entregar a documentação na unidade local da Adapec do seu município.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...

Em Pedro Afonso, Polícia Civil prende homem investigado por tráfico de drogas

Indivíduo quando menor já chegou a ser apreendido  por...