Gestor ouviu pacientes e equipes técnicas do Hospital Regional, bem como determinou agilidade na construção do Hospital Geral de Gurupi
Durante agenda realizada na região sul do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa assinou o pedido para ampliação do número de cargos do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), a ser enviado para a Assembleia Legislativa (Aleto), e visitou o Hospital Regional de Gurupi (HRG), onde ouviu a população e servidores. As ações ocorreram nesta sexta-feira, 7, e também foi realizada vistoria das obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG).
O pedido ao Legislativo visa à solução definitiva dos problemas em escalas de profissionais e, segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a criação de novos cargos.
“Com a aprovação do legislativo, teremos a criação de novos cargos como enfermeiros obstetras, médicos especialistas e perfusionistas, para que assim possamos dar continuidade na realização do concurso público e regularizar as escalas dos nossos hospitais”, destacou o secretário.
“É importante ressaltar que, especificamente no Hospital Regional de Gurupi, as escalas estão normalizadas e a de março estará definida até a última semana deste mês. Nenhuma pessoa ficará desassistida”, acrescentou Carlos Felinto.
Sobre a assistência continuada, governador o Wanderlei Barbosa destacou: “Já determinamos a contratação de profissionais e envio de novos equipamentos. Temos recursos específicos para a saúde, com apoio da nossas bancadas parlamentares estadual e federal. Já melhoramos o sistema de saúde e a população pode ficar tranquila que seguiremos trabalhando neste objetivo”.
No HRG, o governador conversou com pacientes e servidores. “Para nós, é sempre bom quando o governador e o secretário vêm ao hospital, para ver nossa realidade e promover as melhorias que precisamos. Nos últimos anos, tem sido assim e tenho certeza que continuará melhorando”, afirmou a enfermeira e diretora multiprofissional do HRG, Danila Lêda.
Em relação à obra do HGG, o governador Wanderlei Barbosa destacou a contratação de uma nova empresa para a sua conclusão. “Recebemos esta obra inacabada e com menos de 30% realizada e ainda assim com a parte elétrica sem funcionar. Já finalizamos a licitação, que está em fase de contratação da empresa que vai concluir a obra, com investimentos de mais de R$ 103 milhões”.
O HRG
É uma unidade porte III, referência em saúde para a região de saúde Ilha do Bananal, com 177.432 pessoas. O local possui 164 leitos de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); seis salas cirúrgicas; quatro leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); maternidade (aproximadamente 2 mil partos por ano); Projeto Girassol – Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savis); Núcleo de Hemoterapia da Hemorrede (quase 3 mil coletas de sangue por ano); e a Comissão Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
Hospital Geral de Gurupi
A obra do Hospital Geral de Gurupi está em fase de planejamento para o funcionamento do ambulatório. Quando estiver totalmente concluída, a unidade contará com blocos de pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e setor administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), laboratório, farmácia, cozinha/refeitório, lavanderia e serviços de imagem. A previsão é de que o hospital tenha mais de 200 leitos, o que ampliará e melhorará o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.