Palmas - Tocantins
terça-feira, 11 de março de 2025

Em Palmas, governador inaugura novo Núcleo de Identificação com sistema biométrico avançado

Nova unidade para emissão de Carteira de Identidade já está em funcionamento no Palmas Shopping, das 8 às 18 horas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, inauguraram, na manhã desta segunda-feira, 10, uma nova unidade do Instituto de Identificação, em Palmas. O novo Núcleo de Identificação está localizado no Palmas Shopping, região central da Capital, e atuará na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com um sistema biométrico avançado que passa a ser realizado pelo Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), oficialmente entregue na ocasião.

O espaço, já em funcionamento, proporcionará mais conforto e rapidez aos cidadãos que buscam esse tipo de serviço. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da nova estrutura para a população da Capital. “O Tocantins é um dos estados que mais investem em tecnologia e modernização, e esse avanço facilitará ainda mais a vida dos tocantinenses. Esta unidade é um exemplo desse compromisso, oferecendo diversos serviços e tornando mais ágil a emissão da nova identidade. Nosso objetivo é levar esses serviços a todas as regiões e, com essa nova estrutura no centro de Palmas, reforçamos o compromisso da SSP/TO [Secretaria de Estado da Segurança Pública] com um atendimento mais rápido e eficiente”, afirmou o governador.

O secretário Bruno Azevedo também ressaltou que a nova unidade visa otimizar o atendimento ao público e destacou o novo sistema utilizado pela SSP/TO. “Este posto funcionará também como uma unidade de registro de ocorrência e inaugura o trabalho com o sistema Abis que, com certeza, avançará significativamente a tecnologia de identificação biométrica de todas aquelas pessoas que constam no banco de dados da Polícia Civil. O novo sistema trará maior eficiência para o trabalho do Instituto de Identificação e também ajudará imensamente no trabalho investigativo”, explicou.

O superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Édson Almeida, complementou que o serviço permite uma identificação mais rápida e precisa. “A implementação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica é importante para a segurança pública, pois permite uma identificação mais rápida e precisa, o que contribui para o trabalho investigativo e ajuda a garantir a integridade das operações de segurança no estado”.

Com a inauguração do novo núcleo, a emissão da CIN foi encerrada na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, localizada na quadra ACSU-SO (Quadra 1.201 Sul), Plano Diretor Sul, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado. A nova unidade conta com cinco guichês de atendimento, garantindo maior eficiência no processo de emissão do documento.

Sobre a Nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é considerada o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos de segurança para verificação de autenticidade, incluindo QR Code, que pode ser lido por celular, permitindo conferir se o documento foi furtado ou extraviado. A CIN também é digital e está disponível no aplicativo GOV.BR. Outra mudança importante é que o CPF passa a ser o número único de identificação do cidadão em todo o território nacional. O documento também facilita a identificação de pessoas com necessidades especiais.

A primeira via da CIN, em papel e digital, é gratuita. Para solicitar o documento, o cidadão deve apresentar originais da Certidão de Nascimento ou Casamento. Em algumas unidades, já está disponível o serviço de foto 3×4 no local, mas é recomendável confirmar essa informação antes de comparecer ao atendimento.

Os brasileiros têm até 2032 para substituir o antigo RG pela nova CIN, conforme prazo estabelecido pelo Governo Federal para que a troca ocorra de forma gradual.

Agendamento

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) reforça que, para obter o documento em Palmas, é necessário realizar agendamento prévio, que é feito exclusivamente pelo portal de serviços do Governo do Estado, no endereço https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8410. Por conta do novo sistema, as vagas serão disponibilizadas diariamente a partir das 9 horas para o dia seguinte, com até 800 atendimentos por semana. São 333 estações de trabalho e um Data Center com a mais avançada tecnologia para atender os tocantinenses.

“Estamos migrando para um sistema inovador de identificação. São 333 estações como essa no estado, entre atendimento civil e criminal, que o sistema Abis vai abarcar. Temos também a entrega de um Data Center que é único, um repositório onde nós colocaremos todas essas informações sensíveis dos cidadãos e que trará muito mais segurança e agilidade na emissão da nova carteira de identidade. Então, é um marco para o Tocantins. Nós agradecemos o governador Wanderlei Barbosa, que prioriza o acesso do cidadão aos serviços públicos”, ressaltou a diretora do Núcleo de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

Abis

Com investimento de R$ 20 milhões, por meio de emendas parlamentares, é implantado gradativamente em todo o estado, visando eliminar a coleta com tinta e papel, o Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis) é uma tecnologia avançada adotada pelo Governo do Tocantins para aprimorar a segurança pública no estado, com o objetivo de modernizar os processos de identificação e equiparar o Tocantins a outras regiões do país em termos de tecnologia de segurança. No estado, essa implementação do Abis foi possível graças à contratação da Griaule, empresa brasileira especializada em soluções de reconhecimento biométrico que fornece toda a tecnologia, serviços e equipamentos na emissão de documentos.

“O Abis é um sistema revolucionário que agilizará na identificação de criminosos e auxiliará os trabalhos da nossa polícia, contribuindo para dar um salto de qualidade nas investigações. Será um avanço tecnológico muito importante para o Tocantins, com a qualificação do banco de dados. É para isso que trabalhamos, por um Tocantins melhor e mais seguro para todos os tocantinenses”, frisou a senadora Professora Dorinha, que também é coordenadora da bancada federal.

O Abis permite a captura de impressões digitais e o cadastro facial, além da comparação de todas as biometrias coletadas (dedos e face) com a base de toda população do estado – cerca de 2 milhões de pessoas – sem que isso gere filas ou necessite de intervenções manuais. “Com uma equipe altamente especializada, a Griaule vai instalar software e equipamentos em todos os postos do estado do Tocantins. Na prática, isso vai encerrar a coleta com tinta e papel, que passa a ser inteiramente automatizada, o que permite consultar a biometria em segundos e identificar pessoas desaparecidas ou sem documentos de forma instantânea”, informou o diretor de Projetos da Griaule, João Weber.

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