Em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado anualmente no dia 15 de março, é comum o comércio realizar muitas promoções. Porém, antes de ir às compras, o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), alerta para alguns cuidados para proteger seus dados, em especial as compras que são feitas pela internet.
Confira algumas dicas do Núcleo.
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Certifique-se que o site é seguro: importante verificar se o site oferece segurança no registro dos dados pessoais e do número do cartão de crédito. Tem que constar a figura de um cadeado fechado com a informação conexão segura no canto superior esquerdo no endereço eletrônico do site.
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Não faça depósito na conta de pessoa física: se você está comprando de uma loja, o pagamento deve ser feito à loja e não a terceiros. Ao receber boletos, verifique os dados e certifique-se que estão de acordo com os dados do site;
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Evite clicar em links enviados por terceiros: podem conter programas mal intencionados capazes de capturar senhas e outras informações pessoais suas para uso indevido;
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Verifique os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo de entrega: procure no site informações e os procedimentos que devem ser observados antes de concluir a compra;
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Guarde todos os dados da compra: armazene em meio físico ou eletrônico todas as informações pertinentes à compra como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
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Verifique se há despesas com fretes e taxas adicionais bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
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Não compre se não houver segurança: se um site oferece uma excelente condição de compra, mas não preencher os requisitos de segurança, desista do negócio, por mais tentador que seja, e procure outro site ou vá a uma loja física;
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Verifique a reputação da empresa antes de efetuar a compra em plataformas como gov ou Reclame Aqui: se a empresa apresenta um grande número de queixas e reclamações, é bem provável que você seja o próximo a ter problemas;
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Fuja de propostas muito atrativas, podem ser armadilhas: faça uma análise da proposta e veja se o preço ofertado está dentro da média de mercado. Se o valor estiver muito abaixo pode ser indicativo de armadilha;
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Na compra de eletrodomésticos, fique atento às especificações: como voltagens e verifique se há rede de assistência técnica em sua região;
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Comprovante de compra: após finalizar a compra, a loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento. Se não receber, o consumidor deve exigir imediatamente. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou para fazer prova em ação judicial;
Você pode desistir da compra: se o produto não for como você imaginava ou for diferente do que foi comprado, você pode desistir da compra e devolver o produto no prazo de 7 dias. E mais, poderá desistir e devolver ainda que o produto esteja em perfeito estado e seja o mesmo comprado. Nem precisa justificar o motivo da devolução, basta olhar e não gostar. Essa é uma das vantagens da compra pela Internet ou por telefone.
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Em compras online, se for utilizar o cartão como meio de pagamento, sempre que possível, substitua o cartão físico pelo virtual: o uso do cartão virtual aumenta a segurança e minimiza o risco de suas informações financeiras serem acessadas por terceiros não autorizados, de modo que cada transação é associada a um número de cartão exclusivo, vez que após a transação é completamente excluída, tornando mais difícil que crackers explorem informações específicas.