Palmas - Tocantins
sábado, 19 de abril de 2025

Em Palmas, MPTO instaura procedimento para averiguar funcionamento do Parque da Pessoa Idosa

Por meio da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou, na segunda-feira, 24, um procedimento para apurar denúncia de uso indevido do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado no Plano Diretor Sul de Palmas. A Secretaria Municipal de Ação Social tem o prazo de 10 dias úteis para apresentar informações sobre o funcionamento da iniciativa.

De acordo com informações encaminhadas ao MPTO, um conselheiro atuante no local estaria admitindo pessoas com idade inferior a 60 anos nas atividades do Parque da Pessoa Idosa, contrariando a aplicação do Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 10.741/2003. Com isso, o público-alvo da iniciativa, com faixa etária acima dos 60 anos, estaria sendo prejudicado.

No prazo estipulado pelo MPTO, a Secretaria Municipal de Ação Social terá de apresentar a regulamentação do Parque Municipal da Pessoa Idosa e o público-alvo definido. O órgão também terá de informar se há previsão ou justificativa formal para a admissão de pessoas abaixo dos 60 anos nas atividades; se o conselheiro denunciado possui autoridade para promover admissões e se a prática é habitual ou pontual; e se eventuais medidas foram adotadas pelos demais conselheiros para corrigir a situação.

Responsável pelo procedimento, o promotor Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira também requisitou inspeção no Parque da Pessoa Idosa a ser realizada pelo Conselho Estadual do Idoso e pelo Conselho Municipal do Idoso. Ele solicitou, ainda, visita da equipe do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), órgão técnico do MPTO, ao local para averiguar as atividades.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...

Em Pedro Afonso, Polícia Civil prende homem investigado por tráfico de drogas

Indivíduo quando menor já chegou a ser apreendido  por...