Palmas - Tocantins
domingo, 20 de abril de 2025

Em Palmas, atendimento da Central 24h e de Delegacia Especializada passam a ser realizados na Casa da Mulher Brasileira a partir desta sexta-feira

Com a centralização, o atendimento será mais ágil e eficiente

A partir desta sexta-feira, 28, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) centraliza os serviços essenciais de proteção à mulher na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida NS-2, ACSE-90 (antiga 902 Sul). A nova unidade reunirá, em um único espaço, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Palmas), que atualmente funciona na Arse 61 (604 Sul), e a Central de Atendimento à Mulher 24h (CAM), que funciona em Taquaralto, proporcionando mais agilidade, eficiência e acessibilidade no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Com a centralização, o atendimento será mais ágil e eficiente, oferecendo um serviço integrado e de fácil acesso às vítimas de violência e mulheres em situação de risco. A Casa da Mulher Brasileira funcionará 24h por dia, e os serviços especializados da Polícia Civil começarão a ser oferecidos logo após a solenidade de inauguração, proporcionando suporte rápido e completo à população.

A 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que também atende na região sul de Palmas (Taquaralto), continuará em funcionamento, mas com horário de expediente reduzido, atendendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

“O novo local conta com uma estrutura moderna e totalmente equipada propiciando mais conforto não só aos profissionais como ao público. Além disso, o local concentra todos os serviços que compõem a rede de proteção à mulher, isso é um avanço muito grande porque evita que a vítima se desloque de um serviço ao outro. Lá ela terá acesso a todos os serviços que funcionarão de forma integrada e ágil”, destaca o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo.

A delegada Fernanda de Siqueira Correia, responsável pela 1ª DEAM, destacou a importância dessa mudança para o atendimento às mulheres vítimas de violência na Capital. “A Casa da Mulher Brasileira funcionará 24h, oferecendo um atendimento integral e eficiente, com a centralização de serviços essenciais, como a Delegacia da Mulher e a Central de Atendimento à Mulher. Essa centralização facilita o acesso das mulheres vítimas de violência, garantindo um atendimento rápido e coordenado. Para as mulheres em situação de risco, isso representa um grande avanço, pois a rede de proteção integrada é fundamental para que possamos romper o ciclo da violência e oferecer o suporte necessário em um único local”, frisou a delegada.

Sobre o espaço

A Casa da Mulher Brasileira contará com os seguintes serviços: triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Além dos serviços prestados pela Polícia Civil, por meio da DEAM – Palmas e CAM 24h, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...