Palmas - Tocantins
sábado, 19 de abril de 2025

Após ação do MPTO, Justiça determina regularização da Polícia Técnico-Cientîfica em Araguaína

A Justiça acolheu os pedidos do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e julgou procedente a Ação Civil Pública ajuizada com o objetivo de assegurar o funcionamento adequado da Polícia Técnico-Científica da Regional de Araguaína, que compreende o Instituto Médico Legal (IML) e o Núcleo de Perícias Criminais.

A sentença, proferida no início de fevereiro, determina que o Estado do Tocantins conclua, no prazo de 60 dias, as obras e aquisições pendentes relacionadas ao Instituto Médico Legal e ao Núcleo do Instituto de Criminalística de Araguaína.

Além disso, estabelece o prazo de até 90 dias para a apresentação de um plano detalhado contendo:

• Relatório das medidas já implementadas, com as devidas comprovações documentais, para avaliação judicial e, se necessário, auditoria técnica;

• Garantias de continuidade das melhorias realizadas, especialmente no que se refere à manutenção dos prédios, aquisição de insumos e capacitação de servidores;

• Adoção de medidas administrativas para viabilizar a realização de concurso público, com o objetivo de suprir o déficit de pessoal identificado nos autos e assegurar a adequada prestação dos serviços nas duas unidades.

Histórico

A ação do MPTO foi ajuizada maio de 2016 e apontava uma série de deficiências estruturais e funcionais na unidade, entre elas: número insuficiente de peritos e médicos legistas, precariedade das instalações físicas, falta de materiais básicos e equipamentos, além de prejuízos à celeridade das investigações criminais, com impacto direto na prestação do serviço de segurança pública à população.

Durante o trâmite do processo, o Estado do Tocantins reconheceu as deficiências e informou a adoção de diversas medidas corretivas, como reformas no prédio do IML, aquisição de equipamentos, mudança da sede do Núcleo de Perícias, fornecimento de EPIs e nomeação de novos peritos. No entanto, conforme avaliação do Ministério Público, as providências adotadas não foram suficientes para suprir toda a demanda e sanar definitivamente os problemas.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...

Em Pedro Afonso, Polícia Civil prende homem investigado por tráfico de drogas

Indivíduo quando menor já chegou a ser apreendido  por...