Após a emocionante decisão do Campeonato Tocantinense 2025 – Taça João Luiz de Carvalho, em que o União Araguainense conquistou o tricampeonato estadual (1994, 2024 e 2025) ao vencer o Araguaína nos pênaltis por 5 x 4, após empate por 0 x 0 no tempo regulamentar, no último sábado (5), no Estádio Mirandão, em Araguaína, autoridades do futebol e do governo estadual celebraram o sucesso do torneio e projetaram avanços para o esporte no Tocantins.
Durante a transmissão da final no Programa Show de Bola, apresentado pelo cronista esportivo Nico Lima, o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o secretário estadual dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, comentaram sobre o nível da competição, o desempenho das equipes e os próximos passos para fortalecer o futebol tocantinense.
Leomar Quintanilha destacou a grandiosidade do espetáculo promovido por União Araguainense e Araguaína, ressaltando o resgate da paixão da torcida local.
“As duas equipes proporcionaram um espetáculo emocionante. O Estádio Mirandão esteve lotado, demonstrando o quanto o futebol ainda pulsa forte na cidade. Foi uma grande celebração do nosso esporte. A festa protagonizada pelos dois clubes da cidade resgatou a vanguarda do futebol tocantinense, motivo de muita satisfação”, afirmou o presidente da FTF.
Ao ser questionado sobre sua atuação como atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Quintanilha afirmou que pretende utilizar o cargo para defender os interesses também do Tocantins.
“A importância de estar na vice-presidência da CBF é justamente poder aproximar os interesses do Tocantins com a programação da CBF. É isso que pretendemos fazer por lá”, garantiu.
O dirigente também destacou o apoio do Governo do Estado:
“O apoio do governador Wanderlei Barbosa tem sido fundamental. Ele é um homem público com forte ligação popular e está disposto a colocar seu esforço e inteligência para melhorar o futebol tocantinense. Isso nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos”, completou.
O governador Wanderlei Barbosa, por sua vez, parabenizou os finalistas e elogiou a organização da competição.
“Foi uma grande festa do futebol brasileiro aqui no Tocantins. Duas equipes qualificadas, um jogo equilibrado, decidido nos detalhes, nos pênaltis. Fico feliz em ver o Tocantinense tão competitivo. Estive presente para prestigiar e já estamos trabalhando para melhorar ainda mais a estrutura do nosso esporte”, afirmou.
Barbosa ressaltou os investimentos realizados pelo governo no esporte:
“Estamos investindo nos clubes profissionais, realizando o Copão Tocantins, e nosso compromisso é continuar fortalecendo o esporte em todas as regiões do estado. Também estamos organizando as praças esportivas para que tenhamos melhores condições para a realização dos jogos”, disse o governador.
Ele também comentou que acompanhou de perto o campeonato e se mostrou entusiasmado com o nível das equipes.
“Assisti a várias partidas. Foi gratificante ver boas equipes surgindo ao longo da competição, como Tocantinópolis, Gurupi, Capital e Batalhão”, completou.
Sobre o Estádio Mirandão, Barbosa explicou.
“Fizemos uma reforma emergencial, organizamos o gramado e a parte elétrica para viabilizar os jogos, mas queremos ir além, resolvendo todas as pendências. Também precisamos investir no Estádio Nilton Santos, que carece de cuidados e de uma estrutura adequada para sediar jogos de competições nacionais como as Séries D, C, B e, quem sabe, até Série A no futuro”.
O governador ainda destacou a importância da união entre governo, FTF e CBF:
“Essa sintonia é essencial. Vamos fazer o dever de casa, garantir boas condições para a prática esportiva e oferecer uma estrutura digna para o futebol tocantinense.
Por fim, o secretário Atos Gomes reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento esportivo em todas as suas esferas:
“Só temos gratidão por este momento especial para o futebol tocantinense, tanto no amador quanto no profissional. Parabenizo União Araguainense e Araguaína pela belíssima campanha. O Governo seguirá investindo para que possamos viver momentos como esse com cada vez mais frequência”, concluiu Atos.